Topo

Radialista acusado de tentar fraudar o Enem é detido em Unaí (MG)

Rayder Bragon

Do UOL, em Belo Horizonte

27/10/2013 21h54

Um radialista foi detido neste fim de semana na cidade de Unaí (a 600 km de Belo Horizonte) sob suspeita de tentativa de “fraude em certames de interesse público” durante a aplicação das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Ele foi levado a uma delegacia da Polícia Civil da cidade.

Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), o homem, que não teve a identidade revelada, teria entrado em local de prova no município mineiro munido de uma máquina fotográfica. Caso fique comprovado que ele registrou fotos das provas do Enem do interior da sala com o intuito de vazá-las, ele poderá responder pelo artigo 311-A do Código Penal, segundo o instituto.

Uma coordenadora acionou a Polícia Militar, que deteve o homem e o encaminhou para ser ouvido na delegacia.

Segundo a PM, o homem teria dito que estava apenas com um celular e queria provar supostas falhas na fiscalização durante a aplicação do exame. O UOL entrou em contato com a delegacia e foi informado que o caso está em andamento e não seriam repassados detalhes.

Em entrevista coletiva dada neste domingo (27), em Brasília, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, citou o caso e lamentou o ocorrido.

“É mais lamentável, ainda por se tratar de um profissional da imprensa. Ele será processado por tentativa de prejudicar exame de concurso público”, disse o titular da pasta.