Topo

Inep prevê Enem 2014 para os dias 8 e 9 de novembro

Karina Yamamoto

Do UOL, em São Paulo

15/04/2014 09h56

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2014 deve ser nos dias 8 e 9 de novembro, após as eleições, conforme o UOL apurou. A assessoria de imprensa do Inep, autarquia do MEC (Ministério da Educação) que é responsável pelo exame, não confirma, nem descarta a data.

Os locais em que serão realizadas as provas já começaram a receber os ofícios sobre a disponibilidade de uso dos espaços -- em geral, escolas de ensino médio e instituições de ensino superior. Segundo a assessoria do Inep, esta ainda é uma pesquisa prévia uma vez que esses locais de prova podem dar resposta negativa e data pode ser alterada.

A data é divulgada oficialmente com a publicação do edital do exame -- em 2013, o Inep publicou o edital em 8 de maio.

O que é o Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio foi criado em 1998 com o objetivo de diagnosticar a qualidade do ensino médio no país. Em 2009, o exame ganhou uma nova função: selecionar ingressantes nos cursos superiores de faculdades e universidades federais por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

Também pode ser utilizado para concorrer a vagas em instituições privadas de ensino superior, por meio do Prouni (Programa Universidade para Todos) ou para obter financiamento pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Candidatos interessados em cursos técnicos também poderão usar a nota para concorrer a vagas pelo Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica).

Uma boa avaliação no Enem é também requisito para obter bolsa no Programa Ciência sem Fronteiras. O exame é usado ainda para certificação do ensino médio de estudantes maiores de 18 anos que não têm o documento.

É uma prova aplicada anualmente pelo MEC, por meio do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O exame é composto de 180 questões mais uma redação - ele é realizado em dois dias de prova, no segundo semestre.