Topo

Sisu do meio do ano tem 66 instituições de ensino; consulta de vagas está no ar

Página de pesquisa de vagas do Sisu do segundo semestre de 2014 - Reprodução
Página de pesquisa de vagas do Sisu do segundo semestre de 2014 Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

28/05/2014 10h28Atualizada em 28/05/2014 12h36

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) do segundo semestre de 2014 tem a participação de 66 instituições de ensino: 32 universidades federais, 28 institutos federais e 6 universidades estaduais. As instituições e as vagas disponibilizadas podem ser consultadas no site www.sisu.mec.gov.br, que foi atualizado hoje com as informações da nova seleção. 

O número de vagas e instituições participantes pode sofrer alteração até o início do prazo de inscrição. Os cadastros serão realizados entre 2 e 4 de junho. O sistema ficará aberto até as 23h59 no último dia de inscrição. 

Podem participar Sisu os candidatos que fizeram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2013 e que tenham obtido nota acima de zero na redação. Segundo o MEC (Ministério da Educação), algumas instituições adotam notas mínimas para inscrição em determinados cursos. "Neste caso, no momento da inscrição, se a nota do candidato não for suficiente para concorrer ao curso, o sistema emitirá uma mensagem com esta informação", informou o órgão em nota.

O estudante poderá concorrer a até duas opções de curso e, ao longo do período de inscrição, pode alterar essas opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada. Os candidatos que não forem convocados nas duas chamadas poderão integrar a lista de espera.

A primeira chamada será divulgada no dia 6 de junho e a matrícula deve ser realizada entre os dias 9 e 13 do mesmo mês. A segunda chamada será publicada em 24 de junho, quando também será aberto o prazo para inscrição na lista de espera. 

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Enem. A seleção tem duas edições a cada ano.