Topo

"Não há mais recursos", diz ministro sobre reabrir inscrições do Fies

Do UOL, em São Paulo

04/05/2015 16h56

O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, afirmou em entrevista coletiva nesta segunda-feira (4) que não há mais recursos disponíveis para reabrir as inscrições para novos contratos do Fies (Programa de Financiamento Estudantil). Segundo o MEC, a verba foi de R$ 2,5 bilhões.

Na quinta-feira passada (30), a Justiça Federal de Mato Grosso determinou que a União prorrogasse o prazo para quem quer ingressar pela primeira vez no Fies. "Ainda não fomos notificados, mas vamos recorrer", afirmou Janine.

Segundo o ministro, uma segunda edição do Fies para o segundo semestre deste ano depende da definição do orçamento. "Estamos esperando para saber quanto de recursos disporemos para as ações do MEC, incluindo o Fies."

Foram feitos 252.442 mil novos financiamentos em instituições privadas por meio do Programa de Financiamento Estudantil. "O número pode mudar porque haverá casos de alunos que não cumprem requisitos. Mas acreditamos que a cada pode ser muito pequena", explicou Janine. Os cursos com maior demanda foram engenharia, direito, enfermagem, administração e psicologia. 

Janine comemorou o aumento pela procura de cursos com nota 5 nos indicadores do governo federal de 8% a 20%. "Os  critérios atuais tiveram resultado bom", afirmou.

Foi anunciado na entrevista um projeto do MEC de integrar as plataformas Sisu (Sistema de Seleção Unificada), Prouni (Programa Universidade para Todos) e o Fies (Programa de Financiamento Estudantil) em edições futuras.