Topo

Campeão diz que parou de ficar de recuperação por causa do cubo mágico

Para Christian de Sena, o cubo mágico ajudou em sua capacidade de raciocínio - Luís Broleze/Oficina do Estudante
Para Christian de Sena, o cubo mágico ajudou em sua capacidade de raciocínio Imagem: Luís Broleze/Oficina do Estudante

Thiago Varella

Do UOL, em Campinas (SP)

26/05/2015 06h00

Nesse mês, 62 pessoas se reuniram em um colégio na cidade de Campinas (SP) para participar de um dos principais campeonatos de cubo mágico do país, o Open Cubo Mágico Oficina 2015. No total, foram disputadas 18 categorias diferentes. O campeão na principal delas, a 3x3x3, que consiste em determinar quem resolve um cubo mágico de três fileiras e três colunas no menor tempo, foi o catarinense Christian de Sena, de 18 anos.

Engana-se quem pensa que o rapaz faz o estilo nerd, de óculos de aro grosso e boletim repleto de notas dez. Sena não era da turma da frente no colégio. Muito pelo contrário, tinha uma dificuldade tremenda em acompanhar a turma. Tanto que no 2º ano, ficou de recuperação final em seis disciplinas.

Por coincidência, foi neste ano que o jovem começou a participar de competições de cubo mágico. Aos poucos, conforme ia se apaixonando pela atividade, Sena foi melhorando na escola. Se livrou de repetir de ano e ingressou no 3º e último ano. Ao final de 2014, o rapaz já era um dos melhores do país no cubo mágico e acabou ficando de exame em apenas uma matéria, segundo ele, "do professor mais rigoroso de todos".

"Sem dúvida, o cubo mágico ajudou minha capacidade de raciocínio. Gradualmente, conforme fui ficando melhor no cubo, fui melhorando minha performance na escola", contou. "Mas, não sou o típico participante de campeonatos de cubo mágico. Até que me dou bem em matemática, mas não gosto. Não é minha praia. Sou mais fã de biologia e sociologia", completou.

Agora, Sena trabalha como assistente operacional em uma empresa têxitil de Blumenau (SC), onde vive. Ele sonha em estudar comércio exterior na universidade. Como, onde ele mora, o curso só está disponível em faculdades privadas, o rapaz ainda precisa juntar dinheiro para ser capaz de pagar todo o estudo. Enquanto isso, segue trabalhando e se dedicando ao cubo mágico.

Atualmente, Sena é o 2º melhor competidor sul-americano na categoria 4x4x4 (de cubos de quatro fileiras e quatro colunas) e está na 83ª posição do ranking mundial. Para melhorar sua posição, disputa campeonatos por todo o país. Em Campinas, para gastar o menos possível, contou com a ajuda de amigos.

"No total, desembolsei R$ 450. Mas fiquei na casa de um dos vários amigos que fiz neste universo do cubo mágico. O bom é que sempre uma pessoa ajuda a outra. Somos unidos", contou.

Começo

O campeão começou a resolver cubo mágico por causa de um colega de escola. Um dia, o amigo levou o brinquedo para a escola e desafiou Sena. "Eu só sabia resolver uma face e achava impossível completar o cubo todo. Meu amigo resolveu em apenas cinco minutos e me ensinou o básico. Baseado nisso, fui atrás de tutoriais na internet", explicou.

Em uma pesquisa na internet, Sena descobriu a WCA (World Cube Association), o órgão internacional que regulamenta os campeonatos de cubo mágico em todo o mundo. Finalmente, em outubro de 2013, o jovem tomou coragem, chamou o irmão e encarou uma viagem de carro para Novo Hamburgo (RS) para disputar seu primeiro campeonato. Ganhou duas medalhas e nunca mais parou.

"Desde então fui participar dos torneios mais importantes. Neste ano, vou disputar o mundial, em São Paulo e, em 2017, pretendo sair do país para disputar o outro mundial", afirmou.

O Campeonato Mundial de Cubo Mágico, diferentemente da Copa do Mundo de futebol, é organizado de dois em dois anos. Em comum com o torneio mais popular do planeta é que o Brasil vai sediar o campeonato de 17 a 19 de julho, no Colégio Etapa, em São Paulo. Outra infeliz coincidência é que aqui os alemães também são excelentes. Assim como os asiáticos e norte-americanos. Mas o 7 a 1, ufa, deve passar longe desta vez.

Sucesso

Segundo Rafael Cinoto, um dos organizadores do torneio de Campinas, o Open Cubo Mágico Oficina 2015 foi um sucesso. O campeonato reuniu aficionados por cubo mágico de todo o país e até uma estrangeira, que veio da Colômbia participar.

"O torneio superou minhas expectativas, nunca teve tanta gente de longe participando, veio gente do Ceará, Goiás, Santa Catarina e gente do interior de São Paulo até bem distante, como São José do Rio Preto. A disputa na final foi muito boa, não só da categoria principal, mas em várias categorias, como por exemplo na categoria em que um competidor tentou e acertou a resolução de nove cubos de olhos vendados em apenas 50 minutos", contou.

Os próximos campeonatos podem ser acompanhados no site da Associação Mundial de Cubo Mágico (https://www.worldcubeassociation.org). Antes do Mundial, ainda serão realizados um campeonato em Brasília (DF) (22 a 24 de maio), um em Santarém (PA) (20 de junho) e mais um em São Paulo (4 e 5 de julho).

"Este último terá a maior premiação em dinheiro da história dos campeonatos brasileiros, com mais de R$ 2.000 em prêmios para os campeões e recordistas", afirmou Cinoto.