Topo

Prefeitura demite professoras após poema erótico ser distribuído a alunos

À esquerda, parte do poema "Ciuminho Básico", que causou espanto em pais de alunos - Reprodução
À esquerda, parte do poema "Ciuminho Básico", que causou espanto em pais de alunos Imagem: Reprodução

Rayder Bragon

Do UOL, em Belo Horizonte

21/08/2015 12h29

A Prefeitura de Santa Luzia, cidade da região metropolitana de Belo Horizonte, informou nesta sexta-feira (21) ter exonerado duas professoras da escola Jaime Avelar de Lima, situada no bairro Bom Destino, em razão da distribuição de um poema de cunho considerado erótico a alunos da 5ª série do ensino fundamental.

O caso ocorreu em abril deste ano, sendo que alguns pais de alunos, ao lerem o texto dado aos filhos, reclamaram na direção da unidade de ensino e também na Secretaria Municipal de Educação.

De acordo com nota do órgão, as duas educadoras, que não tiveram os nomes nem os cargos divulgados, foram demitidas após uma comissão criada para analisar o caso ter optado pela exoneração. No entanto, uma delas, conforme o UOL apurou, seria a vice-diretora da unidade de ensino.

A nota não traz a data da exoneração, mas afirma que o caso foi acompanhado pelo Ministério Público (MP). Posteriormente, a diretora da escola pediu exoneração, mas teria sido por motivos particulares.

Relembre o caso

O texto repassado aos alunos e intitulado “Ciuminho Básico” traz palavras populares atribuídas a partes íntimas do corpo humano.
Segundo uma irmã de aluno que recebeu uma cópia do poema, o texto foi colado nos cadernos dos estudantes, que teriam sido orientados a fazer um exercício sobre ele em casa.

“Uma das mães viu o caderno do filho e ligou para a minha mãe alertando sobre as palavras chulas que estavam escritas nele. Quando eu li o texto, fiquei horrorizada”, disse à época ao UOL a jovem, que preferiu não ser identificada.

Ela afirmou que o irmão, uma criança de 10 anos, ficou assustado com o teor da publicação e não teria entendido o motivo pelo qual a escola repassou a atividade aos alunos.