Topo

Ratos são flagrados dentro de sala de aula de escola pública do DF

Jéssica Nascimento

Do UOL, em Brasília

26/08/2015 19h14Atualizada em 27/08/2015 10h08

Pais de alunos que estudam na Escola Classe 42 de Taguatinga (DF) denunciam a presença de ratos perambulando pelas salas de aula. Em um dos vídeos, os animais circulam pelo pátio, no jardim e até entre as carteiras. De acordo com a Secretaria de Educação do Distrito Federal, o colégio contratou uma empresa para fazer a dedetização do local neste sábado (29).

A digitadora Luana Lisboa, 33, foi quem gravou os vídeos. O filho dela David, 7, estuda no colégio e cursa a 2° série do ensino fundamental. Segundo a mãe, o menino reclamava da presença de ratos há cerca de três meses. “Fui buscá-lo essa semana na escola e fiquei horrorizada com o que vi. Eram ratos grandes passando pela minha perna, outros correndo para salas de aula. O sentimento foi de nojo”.

Segundo Luana, ela e alguns pais procuram a direção da escola e foram informados de que o local já havia sido dedetizado e que estavam à espera de uma visita da Zoonose. “Estão colocando a saúde das crianças em risco, minha maior preocupação é essa”, diz a mãe de David.

Já a comerciante Ana Paula Nascimento, 36, mãe de Stefanny Regina, 7, conta que até na própria cantina do colégio há a presença dos roedores. “Esse é o primeiro ano que ela estuda lá. Sempre escutava algumas histórias contadas pela Stefanny e pelos coleguinhas. Porém, acreditava que fosse coisas de criança, sabe? Mas, logo depois, a cantina foi interditada”.

Ana diz que ficou assustada quando soube dos vídeos. Para ela, a situação tinha se resolvido, já que a cantina da escola teria voltado a funcionar, após algumas semanas. “Estes animais podem trazer doenças e até mesmo influenciar nos alimentos que são servidos para os nossos filhos. Estou muito preocupada”, lamenta a comerciante.

Por nota, a Secretaria de Educação do DF informa que a dedetização só ocorrerá neste sábado para que o veneno atue durante o final de semana e não prejudique a saúde dos estudantes. A Administração Regional de Taguatinga solicitou também uma visita da Vigilância Sanitária na Escola Classe 42.

Ainda segundo a pasta, a administração regional trabalha em parceria com o SLU (Serviço de Limpeza Urbana) para limpeza e vistoria nos arredores da unidade educacional. O intuito é verificar se há motivação para aumento dos roedores na região. Além disso, os alunos são orientados a utilizar os cestos de lixo, trocados diariamente, a fim de evitar aglomeração de insetos e ratos.

Especialista alerta para doenças

A médica infectologista Lívia Vanessa Ribeiro Gomes explica que existem diversas doenças transmitidas por ratos, entre as principais a Leptospirose e a Hantavirose. “A leptospirose é causada por uma bactéria que pode ser transmitida através da urina do roedor, podendo causar febre e dores musculares, geralmente panturrilhas. A doença pode comprometer a função do fígado e dos rins e levar até levar à morte, caso não seja diagnosticada e tratada”.

Já a Hantavirose é causada pelo Hantavírus, presente nas fezes de ratos geralmente selvagens. O vírus pode causar insuficiência respiratória grave e evoluir também para óbito em casos graves. “Assim como a maioria dos animais, os ratos estão em busca de água, alimentos e abrigo. Se encontrar um ambiente cuja limpeza não seja adequada e, principalmente, tenha presença de restos de comida, ou mesmo alimentos estocados, os roedores tendem a permanecer no local e se multiplicar”, alerta a infectologista Lívia.