Topo

Enem 2015: 'A gente dá um banho de cultura nos jovens', diz doméstica

Hugo Araújo

Do UOL, em São Paulo

24/10/2015 13h38

“A gente dá um banho de cultura nos jovens”. É com esta confiança que a doméstica Leonice Mara Torres, 58, vai fazer a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2015. Ela e a dona de casa Maristela Cruz, 52, concluíram o ensino médio juntas e sonham com uma vaga na universidade.

As duas contam que sofreram muita discriminação por serem estudantes mais velhas. “As pessoas riam da gente, falavam que éramos o grupo das idosas”, conta Leonice. Apesar disso, elas contam que nunca desanimaram. “Quando uma pensava em desistir, a outra empurrava”, explica Maristela. 

Leonice quer cursar letras. “Quero que o curso me dê uma bagagem e que eu consiga passar um bom exemplo para os meus três filhos”, explica. Ela trabalha sete horas por dias como doméstica e faz serviços avulsos como diarista. 

Já Maristela sonha com uma vaga no curso de história. “Quero aprender sobre os assuntos do mundo, a cultura de outros países”, explica.

“Para estudar eu sempre arrumo um jeito. Não gosto de internet. Meu negócio é ler muitos livros”, conta Leonice. Ela acredita que isso possa ser um diferencial, pois a geração atual está muito apegada às tecnologias e acaba deixando os livros de lado. “Esse é o nosso diferencial”, explica. 

Com a perspectiva da vaga na universidade, as duas contam que para aprender não tem idade. “O que eu acho bacana disso tudo é a corrente: outras pessoas se sentem inspiradas, vendo a gente fazer a prova”, conta Maristela. “Eu espero que eu possa servir de exemplo para que outras pessoas comecem a estudar”, afirma Leonice.