Topo

Estudante da UFPR leva cerveja para ver atrasados do Enem 2015

Colaboração para o UOL, em Curitiba

24/10/2015 14h30

Antes do início da prova do Enem 2015 neste sábado, vendedores ambulantes anunciavam aos berros água, canetas e barras de cereal em frente ao Colégio Estadual do Paraná, em Curitiba. Enquanto as dezenas de estudantes e pais se aglomeravam em frente ao local de prova, um jovem que bem poderia ser um dos 7,7 milhões de participantes do exame nacional assistia à correria com uma lata de cerveja na mão, sentado sobre uma caixa de isopor.

"Quero ver a galera correndo, saindo chorando, se descabelando. A ideia é fazer com que isso se torne tradição", diz em tom bem-humorado José Guilherme, 18, que faz economia na UFPR (Universidade Federal do Paraná). O "evento" foi criado pelo futuro economista através do Facebook. "Alguns amigos confirmaram presença, e eu até trouxe essa caixa com cerveja", conta.

Guilherme pretendia transformar o "show dos atrasados" em um costume anual entre amigos. No entanto, ficou sozinho praticando um exercício de contemplação. "Ninguém apareceu. Ainda assim decidi continuar aqui. Vou ficar mais um pouco em frente ao colégio e volto às 15h30, na hora em que os participantes vão começar a sair, lamentando por seu desempenho na prova", comenta o estudante.

"Estamos aqui, rindo e esperando essa chuva maravilhosa cair nas nossas cabeças", diz Guilherme enquanto amassava outra de suas latinhas.

Enem 2015

As provas do Enem 2015 (Exame Nacional do Ensino Médio) são aplicadas neste sábado (24) e no domingo (25) por mais de 7,7 milhões de candidatos em todo o país. Os portões serão fechados às 13h e as provas começam às 13h30 (horário de Brasília). O UOL terá o gabarito extraoficial a partir das 18h de hoje. A correção comentada da prova por professores do Curso Objetivo começa às 18h30.

Nos dois dias, os participantes farão quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha, e uma prova de redação. Neste sábado, a prova de 4h30 de duração tem questões de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias. No domingo, será a vez de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, com 5h30 de duração.