Topo

Segundo dia do Enem tem músicas de Chico Buarque, Vinícius e Emicida

Colaboração para o UOL, de Belo Horizonte, de Curitiba, de Maceió, de São Paulo

25/10/2015 16h20

Músicas dos cantores Chico Buarque, Vinícius de Moraes e do rapper Emicida apareceram nas provas desta edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), segundo candidatos que já deixaram os locais de prova neste domingo (25). 

De Chico Buarque, apareceu a canção "Essa pequena", que fala da relação de um homem mais velho com uma mulher mais jovem. A música "Carta ao Tom 74", de Vinícius, apareceu na prova de linguagens. 

Uma canção de Emicida apareceu na coletânea para ajudar os estudantes a escrever sua redação. O tema deste ano foi "A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira".

"A prova foi boa, assuntos pertinentes. Caiu sobre revolução francesa e invasão espanhola. Em matemática, focaram em polinômios", disse Armando Garcia, 52, que fez pela primeira vez o Enem e quer estudar arquitetura em Maceió.

Em São Paulo, Marcela Burrattina, 18, que está fazendo o Enem como treineira conta que um texto sobre a crise econômica foi usado como apoio para uma das questões de português. “O texto apresentava relatos sobre a crise”, afirma. Para Marcela, o tema da redação foi bem fácil. “Eu sou muito feminista. Tive que me segurar um pouco para não desabafar muito”, afirma.

Gabriela Marques, 17, acredita que português demandou muita interpretação de texto. “Caiu um texto do Mário de Andrade, além de uma questão que envolvia arte moderna”, afirma. “Gostei muito do tema da redação e já tinha feito um trabalho sobre o assunto. Terminei em 40 minutos”, disse a estudante em São Paulo.

Para o estudante Lucas Martins, 17, a prova de matemática foi difícil. "Caiu geometria e envolveu esportes", disse o jovem que fez a prova na zona oeste de São Paulo. 

Neste domingo, o exame cobra 90 perguntas sobre linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias e uma redação. Os estudantes têm até as 19h para terminar o exame.  O UOL terá o gabarito extraoficial a partir das 19h. A correção comentada da prova por professores do Curso Objetivo começa às 19h30.