Filha faz Enem para testar conhecimentos e dar "uma força" à mãe candidata
Já cursando faculdade, Isabela Santos, 18, afirmou que está fazendo as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para testar e manter em dia seus conhecimentos e também para dar “uma força” à mãe, que também está prestando o exame.
As duas farão as provas do segundo e último dia do Enem, na PUC-MG (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais), no bairro Coração Eucarístico, na região noroeste de Belo Horizonte.
“Tenho a mente aberta e mais ampliada. Faço o Enem para me testar e buscar me manter atualizada sobre os temas. E, claro, vim também dar uma força para a minha mãe e mostrar para ela que tudo é possível’, declarou.
Isabela afirmou que já faz o curso de direito, no qual está no segundo período.
“Eu entrei para a faculdade com 17 anos. Então, sempre trago para a minha mãe o resumo dos debates que a gente faz em sala de aula, para ajudá-la a ficar por dentro de temas da atualidade”, ressaltou.
A massoterapeuta Eloísa Aparecida dos Santos, 47, mãe de Isabela, afirmou que é a segunda vez que tenta o Enem e, caso consiga as notas necessárias, pretende cursar fisioterapia ou nutrição.
“A minha filha estuda muito. Ela me deu um suporte bem bacana. Como ela está estudando em uma universidade, as dicas delas me ajudam a abrir a mente”, declarou a candidata.
Temas da redação
Neste domingo, quando haverá a redação, os candidatos ouvidos pelo UOL disseram que a expectativa é com relação ao tema.
A futura matemática Bárbara Santos, 18, afirmou que a crise hídrica poderá ser a escolha. Ela ainda aposta em temas como mobilidade urbana e bullying nas escolas. Ela afirmou que a redação não lhe traz temor por ter “feito o que tinha que fazer” para se preparar. É a terceira vez que ela tenta o Enem.
Já Fabiana Emygdio, 23, cravou que o tema será relacionado à saúde, mais precisamente com os problemas advindos da obesidade. É a segunda vez que ela presta o exame e, caso consiga, pretende cursar publicidade.
Por sua vez, a candidata Cláudia Helena, 40, que pretende entrar no curso de medicina, declarou que o tema da redação será voltado para assuntos relacionados à política.
Segundo ela, pode ser algo ligado à operação Lava Jato, com desdobramentos sobre a Petrobras, ou sobre o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.
Abraço grátis
Ao menos dois grupos de jovens estão na porta da instituição de ensino “distribuindo” abraços grátis. Os integrantes afirmaram que esse apoio ajuda a acabar com a tensão antes do início das provas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.