De acordo com levantamento realizado pelo MEC (Ministério da Educação), quatro universidades federais e 14 estaduais que tinham vestibulares marcados para os dias 5 e 6 de dezembro, nova data do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009, confirmaram a mudança das datas de seus processos seletivos.
O que você achou da nova data de aplicação do Enem? ComenteNa
UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e na UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), as mudanças ainda serão discutidas nos respectivos conselhos universitários.
Veja quais universidades já anunciaram que irão mudar as datas do vestibular:
FederaisEstaduaisUEA (Universidade Estadual do Amazonas): mudou para 7 e 8 de dezembro;UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa): mudou para em 20 de dezembro;Uems (Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul): mudou para 13 de dezembro;Uneb (Universidade do Estado da Bahia): mudou para 20 e 21 de dezembro;Uerj (Universidade do do Rio de Janeiro): mudou para 13 de dezembro o exame discursivo;Uema (Universidade Estadual do Maranhão): mudou para 20 de dezembro;UEAP (Universidade Estadual do Amapá): data a ser definida;Uepa (Universidade do Estado do Pará): data a ser definida;UEG (Universidade Estadual de Goiás): : data a ser definida;Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná): 11 de dezembro;Fatecs-SP (Faculdade Tecnológica de São Paulo): 13 de dezembro;Unesp (Universidade Estadual Paulista): data a ser definida;EAGS (Escola de Especialistas de Aeronáutica): data a ser definida. Institutos federaisOs Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia reafirmam a posição do Conif (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica) de manter o Enem como forma de ingresso dos estudantes. Aqueles que tinham processo seletivo marcado para 5 e 6 dezembro já remarcaram a data.
O Instituto Federal Sul-rio-grandense antecipou sua prova para 22 de novembro. O Instituto Federal do Sul de Minas Gerais mudou para 12 e 13 de dezembro e o do Norte de Minas Gerais, para 20 do mesmo mês. O Instituto Federal de Pernambuco trocou para 13 de dezembro. O do Sertão Pernambucano remarcou para 13 e 14 de dezembro.
O MEC entrou em contato com todas as universidades que tinham vestibular marcado para o primeiro fim de semana de dezembro. Até agora, apenas a UEL (Universidade Estadual de Londrina) decidiu manter a data de seu processo seletivo, mas propõe compatibilizar os horários: a prova da universidade seria feita em um turno e o Enem, em outro. A UEMG (Estadual de Minas Gerais) ainda não decidiu se muda ou mantem a data de sua prova.
ParticularesA PUC-SP e a PUC-MG anunciaram que não irão utilizar o Enem 2009 no vestibular e a Faculdade Cásper Líbero, de São Paulo, adiou o vestibular para 13 de dezembro.
A FGV-SP (Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas) ainda deve definir nova data.
O Senac-SP deve decidir na próxima semana sobre adiamento do processo seletivo. E a Metodista (Universidade Metodista de São Paulo) deve definir a nova data do vestibular 2010 em reunião na quinta-feira (8).
Com informações do Ministério da Educação e da Folha Online.- Leia mais
- Gráfica Plural volta a negar envolvimento com vazamento
- Federais poderão alterar calendário letivo
- PF indicia mais três suspeitos de desviar provas do Enem
- Fraude do Enem 2009: veja quais são os direitos dos candidatos
- Enem 2009 que vazou teve nível de dificuldade de fácil para médio
- "País foi vítima de um ato de delinquência", afirma Haddad
- Vazamento faz MEC substituir consórcio do Enem
- Veja qual foi o "caminho" percorrido pela prova do Enem

- Inexperiência permitiu falha no Enem, diz Paulo Renato
- Universidades avaliam alteração de cronograma após adiamento da prova
- Candidato do Enem 2009 deve esperar nova data; veja orientação
- Enem 2009 é cancelado por suspeita de fraude
Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.