Alfred Jarry Dramaturgo francês
8/9/1873, Laval, França
1/11/1907, Paris, França
Alfred Jarry tornou-se conhecido não só por suas hilariantes peças de teatro, mas também por seu excêntrico estilo de vida. Aluno precoce, desde cedo Jarry criou peças de teatro que encenava com marionetes, com colegas de escola.
Aos 15 anos escreveu sua primeira obra, "Os Poloneses", cujo principal personagem - Ubu Rei - tornou-se um marco no teatro surrealista.
Dois anos depois, mudou-se para Paris, com a intenção de ingressar na Escola Normal Superior, mas não conseguiu passar no exame de admissão.
Em 1893 Alfred Jarry publicou uma coletânea de poemas, "Les Minutes de Sable Memorial", que logo despertou atenção do público. Neste mesmo ano, perdeu pai e mãe, recebendo uma pequena herança. Em 1894, foi convocado para servir o exército, mas seu comportamento irrequieto, aliado a uma compleição física atarracada, fez com que fosse dispensado. Jarry retornou a Paris, onde continuou a escrever, em meio a uma vida desregrada.
No dia 10 de dezembro de 1896, "Ubu Rei", sua peça mais importante, estreou no teatro em Paris. Apesar de não ter sido bem recebida na época, tornou-se uma das obras fundamentais do teatro moderno.
Jarry escreveu também poesia simbolista e um romance, "O Supermacho". Foi autor do livro "Gestos e Opiniões do Doutor Faustroll, Patafísico", obra que só foi publicada postumamente. Neste livro, Jarry desenvolveu uma esdrúxula filosofia baseada na superação da metafísica e na desconstrução do real em direção ao absurdo.
Acometido de tuberculose e com a saúde já debilitada pelo uso abusivo de álcool e drogas, Alfred Jarry morreu aos 34 anos, em Paris. Deixou numerosos escritos, no campo da poesia, da crítica, do ensaio e do teatro.