Topo

Biografias

Amílcar Barca General cartaginês

Da Página 3 Pedagogia & Comunicação

08/12/2008 20h30

Fundador da dinastia dos Bárcidas, grande general e estadista cartaginês da época da Primeira Guerra Púnica, no último estágio dessa guerra Amílcar capturou uma posição naturalmente fortificada no monte Heírcte (ou Hercte), perto de Palermo (Sicília), e em seguida a cidade de Erix. De lá conteve as tentativas romanas para capturar os baluartes cartagineses de Lilíbaion e Drêpanon, até que a vitória naval romana, nas ilhas Aigátai, tornou sua posição insustentável.

Sua morte prematura ocorreu no inverno de 229-228 a.C., durante o cerco de Héliké, cidade cuja localização é desconhecida atualmente. Foi sucedido no comando exército cartaginês por Asdrúbal.

Amílcar superou todos os cartagineses de sua época tanto em capacidade militar e diplomacia como em patriotismo. Só chegaria a ser superado em todas estas virtudes por seu filho, Aníbal, a quem educou para odiar Roma e ser seu sucessor.

Amílcar Barca fundou a atual cidade de Barcelona e outros locais da Província da Catalunha, na Espanha. Temos uma vida sua, escrita por Cornélio Nepos.
 

Dicionário Oxford de Literatura Clássica (grega e latina), Paul Harvey, Jorge Zahar Editor