Ana Paula Rodrigues Connelly Jogadora de vôlei brasileira
13 de fevereiro de 1972, Lavras (MG
Brasil)
Na infância, Ana Paula praticava balé e atletismo. Começou a jogar vôlei no time do colégio e, depois, no Lavras Tênis Clube. Graças ao seu bom desempenho foi para Belo Horizonte, onde defendeu o Mackenzie e o Minas Tênis Clube.
Em 1989, chamada para a seleção juvenil, venceu o Sul-Americano e, mais tarde, tornou-se bicampeã mundial. Em 1990 foi escolhida como "Miss Lavras". No ano seguinte, convocada para a seleção brasileira adulta, disputou sua primeira Olimpíada, em Barcelona, conquistando o quarto lugar. Esteve também nas seleções brasileiras tricampeãs do Grand Prix - em 1994, 1996 e 1998 - e da BCV Cup - em 1994 e 1996.
Eleita a melhor jogadora da Copa do Mundo de Voleibol de 1994, na Olimpíada de Atlanta, em 1996, conquistou a medalha de bronze com a seleção comandada por Bernardinho.
Eleita a "Musa do Vôlei" pela mídia, trocou a quadra pela praia em 1999. No ano seguinte nasceu seu filho, Gabriel. No ano de 2002 foi escolhida como a melhor jogadora do Circuito Banco do Brasil. Em 2003, tendo a jogadora Sandra Pires como parceira, sagrou-se campeã do Circuito Mundial. Em Atenas, junto com Sandra, perdeu a medalha olímpica nas quartas-de-final para Adriana Behar e Shelda.
Nas Olimpíadas de 2008, em Pequim, atuou no vôlei de praia, ao lado de Larissa.
Ana Paula continua sendo uma das mais destacadas atletas brasileiras na modalidade.