PUBLICIDADE
Topo

Brad Pitt Ator e produtor norte-americano

18 de dezembro de 1963, Shawnee, Oklahoma (EUA)

Da Página 3 Pedagogia & Comunicação

26/01/2009 14h40

William Christian Bradley Roger Pitt é filho de Jane Etta Hillhouse e William Alvin Pitt. Foi criado em Springfield, Estado do Missouri. É formado em jornalismo pela Universidade de Missouri-Columbia.

Seu primeiro papel como protagonista foi em "O príncipe das sombras", gravado em 1988, mas só apresentado em 1997. Pitt chamou a atenção do público como ator coadjuvante no filme "Thelma e Louise": a cena de amor, na qual ele usa um chapéu de vaqueiro, transformou o ator em símbolo sexual.

Em 1994, Pitt personificou o vampiro Louis de Pointe du Lac na adaptação cinematográfica do romance de Anne Rice, "Entrevista com o vampiro". Depois, vieram "Seven" (ao lado de Morgan Freeman) e "Os doze macacos", que lhe garantiu a indicação ao Oscar de melhor ator coadjuvante.

A seguir, atuou, dentre outros filmes, em "Clube da Luta", "Jogo de Espiões", "Onze Homens e Um Segredo", "Tróia", "Sr. & Sra. Smith", "Babel" e "O Assassinato de Jesse James".

Brad Pitt é sócio da produtora de cinema Plan B, juntamente com o presidente da Paramount Pictures, Brad Grey. Juntos, eles produziram, por exemplo, o filme "Os Infiltrados", de Martin Scorsese.

O ator é um dos fundadores - ao lado de George Clooney, Matt Damon, Don Cheadle, Jerry Weintraub e David Pressman - e ativo participante da organização Not On Our Watch, que estuda e procura impedir os crimes contra a humanidade, além de ajudar grupos sociais diversos.

Depois de um fracassado casamento com a atriz Jennifer Aniston, Pitt casou-se com Angelina Jolie. O casal tem seis filhos.

Brad Pitt foi um dos indicados ao Oscar de 2009, por seu trabalho em "O curioso caso de Benjamin Button", em que atua ao lado de Cate Blanchett. O filme recebeu 13 indicações ao prêmio. Pelo mesmo trabalho, o ator foi um dos indicados ao Globo de Ouro.
 

Enciclopédia Mirador Internacional