PUBLICIDADE
Topo

Cantinflas Comediante mexicano

12 de agosto de 1911, Cidade do México (México)

20 de abril de 1998, Cidade do México (México)

Da Página 3 Pedagogia & Comunicação

24/09/2008 17h28

O ator Fortino Mario Alfonso Moreno Reyes ganhou enorme popularidade graças a seu principal personagem, Cantinflas, um vagabundo, o típico "duro". O personagem teve uma longa e exitosa carreira cinematográfica, incluindo participações em Hollywood.

Fortino Reyes foi o sexto de doze filhos do casamento de Pedro Moreno Esquivel, um humilde carteiro, e Soledad Guízar Reyes de Moreno. Ele nasceu no bairro de Santa María la Redonda, na Cidade do México, e cresceu no bairro de Tepito. Depois de uma tentativa frustrada de entrar ilegalmente nos EUA, Fortino tornou-se boxeador. Mais tarde, começou a trabalhar como ator em circos, de onde passou ao teatro e, depois, ao cinema.

A origem do apelido Cantinflas é desconhecida. É um nome sem qualquer significado especial, inventado para que seus pais não descobrissem que ele trabalhava como ator.

No início de sua carreira, Cantinflas pintava o rosto com tinta preta, imitando o ator e cantor norte-americano Al Jolson, mas depois criou sua própria identidade: o habitante de um bairro pobre que usa calças folgadas, uma corda como cinto e um bigode peculiar.

Em meados da década de 1930, Cantinflas conheceu o russo Jacques Gelman, a quem se associou, posteriormente, para formar sua própria produtora cinematográfica. Gelman produzia, dirigia e distribuía, enquanto Cantinflas atuava. O sucesso veio com o filme Aí está o detalhe, de 1940. A frase que deu nome à película se converteu, então, no bordão que marcaria a carreira do ator. O filme foi um êxito em toda a América Latina.

Nem sangue nem areia, um filme que satiriza as touradas, teve um estrondoso sucesso em vários países de língua hispânica. Em 1942, Cantinflas se uniria a Miguel María Delgado e Jaime Salvador para produzir una série de paródias, nas quais chegou a brincar com a figura de Charlie Chaplin.
 

"Cantinflear"

Em 1946, deixou de trabalhar com as companhias mexicanas e assinou contratos com a Columbia Pictures. Sua popularidade era tamanha que chegou a representar os interesses dos atores mexicanos junto ao governo federal mexicano.

Em 1956, o filme Volta ao mundo em 80 dias garantiu a Cantinflas o prêmio Globo de Ouro, na categoria de melhor ator de musical ou comédia. Seu segundo filme nos EUA, Pepe, recebeu nova indicação ao Globo de Ouro. Cantinflas tornara-se, então, um dos atores mais bem pagos da indústria cinematográfica.

Depois de voltar ao México, o ator criou sua própria companhia, Cantinflas Films, e continuou trabalhando até 1981.

Uma das características do personagem Cantinflas que mais contribuiu para o sucesso de Fortino Mario Alfonso Moreno Reyes foi o uso peculiar da linguagem. Nos filmes, Cantinflas sempre estabelece um diálogo que começa naturalmente, mas que se complica num crescendo, até que ninguém mais compreende o que ele fala.

A essa forma de falar deu-se o nome de "cantinfleada", que se converteu, em espanhol, na expressão "¡estás cantinfleando!", usada para dizer que determinada pessoa está "enrolando" ou "embromando". A Real Academia Espanhola chegou a incluir o verbo "cantinflear" em seu dicionário, no sentido de "falar ou agir de maneira disparatada e incongruente, sem dizer nada".

Quando Fortino Mario Alfonso Moreno Reyes faleceu, o governo do México declarou luto por três dias. Suas cinzas encontram-se na cripta de sua família, no Panteão Espanhol da Cidade do México. Cantinflas foi homenageado por vários chefes de Estado e o Congresso dos EUA manteve, em sua memória, um minuto de silêncio.

Para Charlie Chaplin, Cantinflas foi "o melhor comediante do mundo".
 

Folha de S. Paulo e El País