Político brasileiro

Ciro Gomes

6 de novembro de 1957, Pindamonhangaba, SP (Brasil)<p>​





Autor Da Página 3 Pedagogia & Comunicação




  • Alan Marques/Folhapress

Ciro Ferreira Gomes é um político brasileiro, nascido na região do Vale do Paraíba, Estado de São Paulo, filho de um advogado de Sobral, Ceará. Viveu até os 5 anos no interior paulista, mudando-se, então, para o estado de origem de sua família.

Formado em direito pela Universidade Federal do Ceará, ingressou na vida política em 1982, filiando-se ao PDS (Partido Social Democrático), partido que, em 1980, com o processo de abertura política, sucedeu à Arena (Aliança Renovadora Nacional), que dava sustentação à ditadura militar. Eleito deputado estadual, em 1983 Ciro Gomes trocou o PDS pelo PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro), reelegendo-se em 1986, quando muda novamente de sigla e ingressa no PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira). Em 1988, elege-se prefeito de Fortaleza.

Um ano depois, nas eleições presidenciais, apoia Mário Covas (PSDB) no primeiro turno; no segundo, dá apoio a Luiz Inácio Lula da Silva, que seria derrotado por Collor de Mello. Em 1990, elege-se governador do Ceará, permanecendo no posto de 1991 e 1994, quando assume o Ministério da Fazenda, cargo no qual permanece por três meses. Em janeiro de 1995 parte para os Estados Unidos, onde, durante um ano e meio, estuda economia na Harvard Law School.

Em 1996, abandona o PSDB e filia-se ao PPS (antigo Partido Comunista Brasileiro), pelo qual concorre à presidência da República em 1998 e 2002. Nesta última tentativa, fica em quarto lugar e, no segundo turno, apoia Lula. Um ano depois, muda novamente de agremiação partidária, filiando-se ao PSB. A seguir, assume o Ministério da Integração Nacional. Em 2006, renuncia ao cargo e concorre à Câmara dos Deputados, elegendo-se deputado federal.

Separado de sua primeira esposa, a senadora Patrícia Saboya Gomes, Ciro é casado com a atriz Patrícia Pillar.

Fonte: Folha de S. Paulo

UOL Cursos Online

Todos os cursos