Claudio Monteverdi Compositor italiano
1567, Cremona (Itália)
29 de novembro de 1643, Veneza (Itália)
Monteverdi fez os estudos musicais em sua cidade natal, Cremona. Aos 15 anos já havia publicado um moteto a três vozes. Aos 16, publicou o primeiro de seus oito livros de madrigais ("moteto" e "madrigal" são gêneros de composição polifônica vocal).
Com 17 anos entrou para o serviço da poderosa família Gonzaga, de Mântua, onde foi violinista, organista e, por fim, maestro da corte e mestre-de-capela (músico encarregado de compor peças sacras e dirigir a execução em igrejas). Em 1613 foi nomeado regente do coro da basílica de São Marcos, em Veneza.
Mudanças significativas
O ponto de partida da música de Monteverdi foi o madrigal renascentista. São especialmente dignos de nota os seis madrigais da coleção Lágrimas do amante no sepulcro da amada, que foram reeditados, no século 20, por Nadia Boulanger (1887-1979). Revolucionário, Monteverdi deu o passo decisivo do madrigal para a monodia (canto em uníssono) e, ao mesmo tempo, do canto a capella (sem acompanhamento musical) para o canto acompanhado de instrumentos musicais.
Sua ópera La Favola d'Orfeo foi um feito pioneiro: é a primeira ópera com ampla participação orquestral, sobretudo de instrumentos de cordas. Ao contrário de obras anteriores, de outros compositores, também dedicadas ao mito de Orfeu, Monteverdi mantém o final trágico original: Orfeu perde Eurídice quando olha para trás, depois de abandonar o Hades.
As inovações de Monteverdi foram combatidas. Acusava-se o compositor de ser incapaz de escrever uma peça polifônica - e só por essa razão teria se dedicado à composição monódica. Para desmentir os críticos, Monteverdi terminou suas Vésperas da Virgem com uma missa a capella para seis vozes, seguindo o estilo de Giovanni Pierluigi da Palestrina, cujas obras eram marcadas por uma polifonia sóbria.
Ao assumir o cargo de mestre-de-capela em Veneza, Monteverdi elevou o nível do coro, encomendou novo repertório a compositores de destaque e compôs uma série de obras sacras, pelas quais se tornou famoso em toda a Europa. Das óperas escritas em Veneza subsiste, principalmente, L'Incoronazione di Poppea, uma obra-prima da música barroca.
Importância crucial
Monteverdi é, talvez, o único grande mestre do período que vai da morte de Giovanni Pierluigi da Palestrina ao surgimento de Bach e Handel. Ele viveu em um período de mudanças, quando o fim da renascença dava lugar ao barroco, e encorajou essa transição, além de utilizar seu gênio para desenvolver e transformar todos os aspectos da música.
Os oito livros de madrigais publicados durante sua vida, nos quais introduziu os acompanhamentos musicais e explorou ao máximo as possibilidades dramáticas do gênero, além das Vésperas e de suas óperas, que também abriram novos caminhos, confirmam a importância crucial de Monteverdi para a história da música.