Topo

Clint Eastwood Ator e cineasta norte-americano

31 de Maio de 1930, São Francisco (EUA)

Da Página 3 Pedagogia & Comunicação

27/04/2009 14h22

Clint Eastwood, cujo nome verdadeiro é Clinton Eastwood Júnior, é filho de Clinton Eastwood e Margaret Ruth Runner Eastwood. Ele nasceu em São Francisco e se criou em Oakland. Como os pais não tinham condições de pagar seus estudos universitários, Clint trabalhou em diferentes funções, inclusive como lenhador e limpador de piscinas.

Com o dinheiro que economizou durante o serviço militar, cursou artes dramáticas no Los Angeles College. Em 1953, aos 23 anos, casou-se com Maggie Johnson. Um ano depois, estreou no filme "Revenge of the creature", sob a direção de Jack Arnold, e continuou trabalhando em pequenos papéis.

Durante seis anos atuou na série de televisão "Rawhide", o que o tornou conhecido nos EUA.
 

Sucesso e prêmios

A fama começou a surgir em 1964, quando James Coburn não aceitou o papel de protagonista em "Por um punhado de dólares", de Sergio Leone. Assumindo o lugar de Coburn, Clint Eastwood fez ainda mais dois filmes de Leone: "Por uns dólares a mais" (1965) e "Três Homens em Conflito" (1966). A trilogia foi um sucesso e criou a clássica figura do herói durão e sem piedade.

Trabalhando ao lado de grandes atores norte-americanos, como Richard Burton, Clint firmou seu nome no mercado cinematográfico norte-americano. Na década de 1970, atuou em dois importantes westerns: "High Plains Drifter" (1973) e "The Outlaw Josey Wales" (1976).

Durante esse período, dirigido por Don Siegel, Clint interpretaria o inspetor de polícia Harry Callahan, em "Dirty Harry". O filme foi sucesso de bilheteria nos EUA e teve várias sequências: "Magnum Force" (1973), "The Enforcer" (1976), "Sudden Impact" (1983) e "The Dead Pool" (1988).

Em 1986, Clint foi eleito prefeito, pelo Partido Republicano (ao qual é filiado desde 1951), da cidade de Carmel, mas acabou abandonando o cargo um ano depois, para se dedicar ao cinema como ator e, também, diretor. Cria, então, sua própria produtora, a Malpaso Productions.

Clint Eastwood também alcançou sucesso como cineasta. De "Play Misty for Me", em 1971, passando por "Unforgiven", "Mystic River", "Million Dollar Baby" e "Flags of Our Fathers", até chegar a "Letters from Iwo Jima" e "Gran Torino", Clint recebeu duas vezes o Oscar de melhor direção e três Globos de Ouro.

Clint Eastwood tem sete filhos, compõe jazz e aprecia vários esportes - e também é empresário do ramo hoteleiro. Em termos políticos, considera-se um liberal radical.
 

Folha de S. Paulo; El País