Topo

Biografias


Danny Boyle Diretor e produtor de cinema inglês

20 de outubro de 1956, Manchester (Inglaterra)

Da Página 3 Pedagogia & Comunicação

24/02/2009 15h55

Filho de irlandeses católicos, Danny Boyle dirigiu os filmes "Cova Rasa", "Trainspotting - Sem Limites", baseado em livro homônimo de Irvine Welsh, "Por uma Vida Menos Ordinária", "A Praia", "Extermínio", "Caiu do Céu", "Sunshine, Alerta Solar" e "Quem Quer Ser um Milionário?", ganhador do Oscar de melhor filme em 2009.

Boyle estudou no Thornleigh Salesian College e na Universidade de Gales. Obteve reconhecimento na Grã-Bretanha por ter dirigido algumas produções para a televisão, entre elas, as mais recentes, feitas para a BBC, "Vacuuming Completely Nude In Paradise" e "Strumpet".

Danny Boyle também dirigiu "Alien Love Triangle", protagonizado por Kenneth Branagh, projeto que pretendia reunir outros dois curta-metragens - "Mimic", com Mira Sorvino, e "Imposter", com Gary Sinise -, mas que não foi concluído por falta de verba.

Seu último trabalho, "Slumdog Millonaire" ("Quem Quer Ser um Milionário?"), grande êxito de público e crítica em todo o mundo, foi o grande vitorioso do Oscar 2009, recebendo os prêmios de: melhor filme, melhor direção, melhor roteiro adaptado, melhor trilha sonora original, melhor canção original, melhor fotografia, melhor edição e melhores efeitos sonoros.

Danny Boyle diz ter se inspirado no filme "Apocalypse Now", de Francis Ford Coppola, ao começar sua carreira como diretor de cinema.
 

Folha de S. Paulo; El País