Topo

Biografias


Dave Brubeck Músico norte-americano

6/12/1920, Concord, Califórnia, EUA

05/12/2012, Norwalk, Connecticut, EUA

Da Página 3 Pedagogia & Comunicação

07/01/2013 08h17

Dave Brubeck nasceu em 6 de dezembro de 1920 em Concord, na Califórnia (EUA). Cresceu numa família de músicos e aprendeu a tocar piano aos quatro anos de idade. No decorrer de sua carreira tornou-se célebre no mundo do jazz e foi um dos artistas responsáveis pela popularização de um estilo musical que se tornaria mundialmente consagrado.

Ao produzir um som original em que se misturavam experimentação e acessibilidade, o pianista e compositor Dave Brubeck permitiu que os ouvintes de sua geração se acostumassem com uma nova dimensão musical. Habituados com as gravações das músicas populares que não duravam muito mais do que três minutos, passavam agora a desfrutar de performances com duração temporal maior, porém tão repletas de ritmo e inventividade que era difícil deixar de se envolver.

Graduado pela Universidade do Pacífico em 1942, Brubeck alistou-se no exército e serviu na Europa durante a Segunda Guerra Mundial. Estudou música clássica, mas foi nas experimentações do jazz que encontrou sua melhor forma de expressão. Em 1951, ao criar, junto com o saxofonista Paul Desmond, o grupo musical Dave Brubeck Quartet, deu início a uma das bandas mais populares de jazz, responsável por “hits” que se espalhariam pelo mundo afora e se tornariam clássicos da música contemporânea.

Grandes sucessos

“Take Five” e “Blue Rondo a la Turk” foram criações incluídas no álbum “Time Out”, lançado em 1959 que se tornaram as primeiras gravações a alcançar o top 40 nas paradas da "Billboard" e a permanecer como os títulos de jazz mais vendidos de todos os tempos.

Durante mais de 60 anos de carreira, Brubeck se apresentou em concertos e casas noturnas em todo o mundo, tornando sua música conhecida mesmo por aqueles que não acompanham o jazz tão de perto. Títulos como “The Duke” e “In Your Own Sweet Way” ganharam popularidade e mereceram inúmeras regravações, tanto por Brubeck como por outros músicos jazzistas que reconheciam nesses “standards” a qualidade melódica e a variação rítmica envolvente.

Carreira premiada

Em companhia de seu quarteto, Brubeck dedicou sua vida à criação de uma arte única, em que a liberdade de expressão e a criatividade tiverem o seu ponto alto. Seu trabalho foi reconhecido mundialmente e ao longo de sua carreira recebeu inúmeros prêmios. Entre eles destacam-se: the National Endowment for the Arts Jazz Masters; the Grammy Lifetime Achievement Award; the Smithsonian Medal e em 2008 foi incluído no Hall of Fame at the California History Museum.

Foi casado com Lola Whitlock, a quem conheceu quando ainda eram estudantes nos campus de Stockton e que também se transformou em sua empresária e principal letrista. Tiveram cinco filhos e uma filha, quatro dos quais seguiram a carreira do pai. Em 5 de dezembro de 2012, vítima de uma parada cardíaca, Dave Brubeck faleceu no hospital de Norwalk, em Connecticut, às vésperas de completar 92 anos.