Topo

Biografias


Dom Lucas Moreira Neves Cardeal brasileiro

Da Página 3 Pedagogia & Comunicação

13/09/2007 07h55

Lucas Moreira Neves fez seus primeiros estudos em São João del Rei, no período de 1933 a 1938. Posteriormente, estudou no Seminário Menor de Mariana, em Minas Gerais, até 1943.

Ordenado padre pela Ordem dos Dominicanos, frei Lucas fez os primeiros votos em 1945 e foi ordenado em 1948, no convento de Saint-Maximin, na França.

Estudou Teologia na França e, de volta ao Brasil, em 1967, foi nomeado bispo de São João del Rei. Logo se transferiu para São Paulo para trabalhar como bispo auxiliar de dom Paulo Evaristo Arns. Ficou na capital paulista até 1974, quando foi convidado pelo papa Paulo 6º a ocupar a vice-presidência do Pontifício Conselho para os Leigos, em Roma. Lá também exerceu a função de secretário da Congregação dos Bispos.

Dom Lucas participou da 3ª Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano, realizada em Puebla de los Angeles, no México, em 1979. No mesmo ano o papa João Paulo 2º nomeou-o secretário do Sacro Colégio dos Cardeais.

Em 1987, Dom Lucas foi nomeado pelo papa arcebispo metropolitano de Salvador e primaz do Brasil. No ano seguinte tornou-se cardeal.

Designado, em 1998, prefeito da Congregação para os Bispos, permaneceu na função até 2000, quando renunciou, aos 75 anos de idade.

No Vaticano, onde trabalhou mais de 13 anos, dom Lucas ocupou diversos cargos e funções. Dom Lucas conheceu João Paulo 2º em 1974, quando ainda era arcebispo de Cracóvia, na Polônia. Por causa da amizade entre os dois, surgiram boatos, em 1995, de que o cardeal brasileiro seria o possível sucessor de João Paulo 2º.

Quando assumiu a presidência da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em 1995, dom Lucas Moreira Neves facilitou o fim da inimizade entre a entidade e o Vaticano, alimentada durante o período do regime militar.

Dom Lucas foi eleito em 1996 para a Academia Brasileira de Letras, ocupando a cadeira de número 12, que tem por patrono França Júnior. Foi sucedido pelo crítico Alfredo Bosi. Primo distante de Tancredo Neves, dom Lucas era um religioso de idéias conservadoras.

O cardeal Moreira Neves faleceu em Roma, em 2002, aos 76 anos de idade, em decorrência de complicações de diabetes. Sua missa de corpo presente foi celebrada na Basílica de São Pedro, pelo papa João Paulo 2º e pelo cardeal Joseph Ratzinger, que futuramente tornou-se papa Bento 16.

Após as cerimônias fúnebres, o corpo seguiu para o Brasil, sendo recebido em Salvador e trasladado para São João del Rei, sua cidade natal.