Topo

Ed Harris Ator norte-americano

28 de novembro de 1950, Tenafly, Nova Jersey (Estados Unidos)

Da Página 3 Pedagogia & Comunicação

19/02/2009 23h02

Edward Allen Harris estudou na Universidade de Columbia, em Nova York, graças a uma bolsa de estudos conquistada pelo seu desempenho como desportista. Dois anos depois, mudou-se, com sua família, para o Estado de Oklahoma, onde, ingressando novamente na universidade, se matriculou na Faculdade de Artes Dramáticas.

Ao mesmo tempo, Ed Harris começou a atuar no teatro local, onde alcançou grande êxito. Mudou-se, então, para Los Angeles, onde continuou seus estudos de teatro no California Institute of the Arts.

Seu primeiro papel no cinema foi em "Coma", baseado no romance de Robin Cook. Logo depois, participou de "A Fronteira", ao lado de Charles Bronson, interpretando um assassino. A seguir, vieram novos trabalhos: "Cavaleiros de Aço", "Creepshow", "Os Eleitos", "Sob Fogo Cerrado", "Um Lugar no Coração", "Armas e Amores", "O Último Homem Inocente", "O Segredo do Abismo", "Um Tiro de Misericórdia", "A Firma" entre outros.

Ed Harris estabeleceu-se no cinema como um ator especializado em personagens cheios de conflitos não resolvidos, aos quais ele confere um carisma excepcional, intenso.
 

Globo de Ouro

Indicado ao Oscar de melhor ator coadjuvante três vezes - por seu trabalho em "Apolo 13 - Do Desastre ao Triunfo" (1995), "O Show de Truman" (1998) e "As Horas" (2002) - e ao Oscar de melhor ator por "Pollock" (2000), que também dirigiu, ganhou o Globo de Ouro de melhor ator coadjuvante por sua participação em "O Show de Truman".

Nos últimos anos, Ed Harris interpretou grandes papéis em "Uma Mente Brilhante" (2001), "Revelações" (2003), "Marcas da Violência" (2005) e "Appaloosa - Uma Cidade Sem Lei" (2008).

Ed Harris está casado, desde 1983, com a atriz Amy Madigan e tem uma filha.
 

Folha de S. Paulo; El País