Topo

Edward Jenner Médico inglês, pioneiro da imunologia

18 de maio 1749, Berkeley, Inglaterra

26 de janeiro de 1823, Berkeley, Inglaterra

Da Página 3 Pedagogia & Comunicação

30/01/2008 18h17

Filho de um vigário anglicano, Edward Jenner, aos 14 anos, tornou-se aprendiz do cirurgião de sua povoado natal. Mais tarde, estudou em Londres. Em 1772, voltou para Berkeley, dedicando-se à medicina.

Em 1796, resolveu pôr à prova a sabedoria popular que dizia que quem lidava com gado não contraía varíola. A partir de suas observações sobre a varíola bovina e seu efeito nas mulheres que ordenhavam vacas, ele conduziu sua primeira experiência com James Phipps, um menino de oito anos.

Jenner o inoculou com o pus extraído de feridas de vacas contaminadas, tornando-o imune à varíola humana, uma das doenças epidêmicas mais mortais do período.

No ano seguinte, ele relatou seu experimento à Royal Society - a Academia de Ciências do Reino Unido -, mas as provas que ele apresentou foram consideradas insuficientes. Ele realizou então novas inoculações em outras crianças, inclusive em seu próprio filho. Em 1798, seu trabalho foi reconhecido e publicado. O nome vacina vem do latim vacca, que significa vaca, e foi criado por Jenner.

No entanto, seus críticos procuravam ridicularizá-lo, denunciando como repulsivo o processo de infectar gente com material colhido de animais doentes. As vantagens da vacinação, porém, logo se tornaram tão evidentes.

Jenner também se dedicou a outras áreas de pesquisa, colecionando fósseis e realizando pesquisas em horticultura. Seu legado para a humanidade, porém, está ligado ao princípio da vacinação e à varíola, que foi erradicada na década de 1980, de acordo com a Organização Mundial de Saúde.

Fonte: BBC Historic Figures