Topo

Edwin Aldrin Jr. Astronauta norte-americano

20/01/1930, Montclair, Nova Jersey, Estados Unidos.

Da Página 3 Pedagogia & Comunicação

02/08/2006 16h49

O astronauta, ex-coronel e piloto da Força Aérea norte-americana Edwin Eugene "Buzz" Aldrin Jr. foi o segundo homem a pisar na Lua, em 20 de julho de 1969, como tripulante e piloto do Módulo Lunar Eagle, da missão Apollo 11. O apelido "Buzz" foi dado ainda na infância por sua irmã.

Educado na academia militar de West Point, Aldrin graduou-se com honras em 1951. Como piloto da Força Aérea, participou em missões de combate na Coréia e serviu na Alemanha entre 1956 e 1959.

Concluiu o doutorado no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) em 1963 e, no mesmo ano, foi selecionado pela NASA para ser um dos primeiros astronautas.

Na missão Apollo 11 (Edwin Aldrin, Neil Armstrong e Michael Collins), Aldrin e Armstrong pisaram no solo lunar no dia 20 de julho de 1969 e nele permanecem por cerca de duas horas.

Em novembro de 1966, na missão Gemini 12, Aldrin estabeleceu o novo recorde de oito horas de permanência em atividades fora da nave, no espaço.

Depois de retornar da Lua, Aldrin foi presenteado com a Medalha Presidencial de Liberdade, a maior honra entre outras que recebeu nos Estados Unidos e em diversos países.

Em 1973 publicou uma autobiografia, "Return to Earth" (Retorno à Terra), onde confessou sua luta contra o alcoolismo. Depois de deixar o programa espacial, Buzz voltou à Força Aérea e se tornou consultor no setor privado. Passou a fazer palestras em todo o mundo promovendo a exploração espacial. Em 1988 casou-se com Lois Driggs, com quem vive em Los Angeles.

Extrovertido e bem humorado, fez dublagens de si próprio na série "Os Simpsons" e interpretou um reverendo num filme para a TV. Em 1989, no aniversário de 20 anos da Apollo 11, publicou o livro "Men From Earth". Nos anos 1990 fundou a Starcraft Boosters e publicou "Encounter with Tiber", uma ficção científica.

Depois fundou a ShareSpace Foundation com a missão de tornar acessíveis as viagens espaciais. Em 2000 publicou seu segundo romance, "The Return". O nome do astronauta foi dado a uma cratera na Lua, perto do ponto de pouso da Apollo 11.