Topo

Biografias


Euclides Matemático grego

? (Grécia)

? (Grécia)

Da Página 3 Pedagogia & Comunicação

2008-12-08T20:30:00

08/12/2008 20h30

Euclides foi um famoso matemático grego, pertencente à Escola Megárica, cuja terra natal e data de nascimento desconhecemos. Seu pensamento floresceu em Alexandria, por volta de 300 a.C. Sua obra principal chama-se "Elementos" (em grego, Stoikheia), e trata da geometria e da teoria dos números.

Os seis primeiros livros desses "Elementos", dedicados à geometria plana e resumindo e completando a obra dos predecessores de Euclides (alguns de seus teoremas são atribuídos a Tales e a Pitágoras), mantiveram sua autoridade até o fim do século 19.

Euclides escreveu ainda outras obras matemáticas, inclusive um breve tratado, que se conserva, sobre as notas musicais. Foi Euclides quem disse a Ptolomeu 1º que não havia "Estrada real" para a geometria.

Escola Megárica

A Escola Megárica de filosofia foi fundada por Euclides de Mégara (filósofo que surgiu, aproximadamente, em 390 a. C.), um discípulo de Sócrates. Suas doutrinas metafísicas assemelhavam-se às de Parmênides, com a diferença de que Euclides identificava o princípio universal como o bem moral.

A escola dedicou-se, preponderantemente, às controvérsias dialéticas, principalmente com Diódoro Cronos, mestre do filósofo estoico Zenão e autor de argumentos lógicos contra a possibilidade do movimento.

Diódoro influenciou consideravelmente a lógica e desempenhou um papel importante na controvérsia sobre o livre-arbítrio com seu argumento mais famoso, o kyriêuon ("argumento dominador" ou "irrefutável").

Dicionário Oxford de Literatura Clássica (grega e latina), Paul Harvey, Jorge Zahar Editor