Francis Galton Estatístico e antropometrista inglês
16 de fevereiro de 1822, Sparkbrook, Birmingham (Inglaterra)
17 de janeiro de 1911, Haslemere (Inglaterra)
Francis Galton estudou no King's College, em Londres (Inglaterra); no Trinity College, em Cambridge; e no St. George's Hospital, também em Londres. Era primo e discípulo de Darwin. Viajou pela Europa, Egito e Sudão, além de percorrer o Mediterrâneo oriental e a Ásia Menor.
Em 1850-1851 empreendeu uma viagem de pesquisa ao sudoeste da África, e, em seguida, visitou a Espanha. Em 1853 recebeu a medalha de ouro da Royal Geographical Society por suas explorações africanas, e em 1856 tornou-se membro dessa entidade.
No ano seguinte, radicou-se em Londres, dedicando-se ao estudo da ciência.
Influenciado pelo evolucionismo, Galton interessou-se pelo estudo das aptidões humanas e dos condicionamentos hereditários e ambientais, lançando as bases para futuras pesquisas de psicologia.
Iniciador da eugenia, em sua obra Gênio Hereditário, que se tornou um clássico, Galton tende a subestimar o papel do meio ambiente na formação da personalidade.
Cálculo correlacional
Em 1863, o cientista fez relevantes observações meteorológicas, criando o termo "anticiclone" e analisando seu significado. Foi ainda pioneiro no campo da identificação pessoal por meio de impressões digitais.
Na exposição internacional de saúde realizada em Londres (1884-1885), Galton montou um laboratório antropométrico e recolheu dados de mais de 9 mil pessoas. Para interpretar as informações colhidas, desenvolveu novos métodos estatísticos, que o levaram a elaborar o cálculo correlacional, uma de suas maiores realizações.
No campo da psicologia, interessou-se pelo estudo dos processos imaginativos. Estudou também casos de gêmeos idênticos e problemas de esterilidade.
Destaca-se, em seus trabalhos, o fato de ter se servido da estatística para determinar as diferenças entre indivíduos e grupos de indivíduos. Suas principais obras são: Pesquisas das Faculdades Humanas e seu Desenvolvimento, Herança Natural, Pesquisa das Leis e Consequências e Ensaio sobre Eugenia.
Francis Galton recebeu o título de cavaleiro (Sir) em 1909.