Topo

Franz Bopp Filólogo e linguista alemão

14 de setembro de 1791, Mainz (Alemanha)

23 de outubro de 1867, Berlim (Alemanha)

Da Página 3 Pedagogia & Comunicação

15/06/2009 22h40

Franz Bopp foi o precursor dos estudos de gramática comparada e linguística. Estudou línguas orientais de 1812 a 1816 em Paris. Dedicou-se em especial a estudar o sânscrito e traduziu trechos do Ramayana e do Mahabharata.

Em 1816 publicou o importante estudo Sobre o sistema das conjugações da língua sânscrita, comparado com o das línguas grega, latina persa e germânica. É o primeiro estudo dedicado à gramática comparada, em que é feito o confronto dos verbos e suas conjugações em indo-europeu.

Bopp foi catedrático de sânscrito e gramática comparada da Universidade de Berlim.

No período de 1820 a 1833 publicou inúmeros trabalhos. A partir de 1833 deu início à publicação de sua obra mais importante, em seis volumes, Gramática comparada do sânscrito, zende, grego, latim, gótico e alemão, na qual descreve a estrutura gramatical de línguas indo-européias e seus pontos comuns, estabelecendo as leis fonéticas que as regem e as origens das formas gramaticais.

Nessa obra, Franz Bopp normalizou as teorias anteriores de Herder, Schlegel e Humboldt, acrescentando as suas próprias ideias.

Bopp publicou ainda as seguintes obras: Gramática crítica da língua sânscrita e O sistema de acentuação comparado junto com uma descrição concisa das coincidências gramaticais do sânscrito e do grego
 

Enciclopédia Mirador Internacional