Compositor húngaro

Franz Liszt

22/10/1811, Raiding, Boêmia (Hungria)<br> 31/07/1886, Bayreuth (Alemanha)​





Autor Da Página 3 Pedagogia & Comunicação




  • [creditofoto]

    O compositor húngaro foi considerado o maior pianista do século 19

    O compositor húngaro foi considerado o maior pianista do século 19

Liszt iniciou-se no piano com o pai. Apresentou-se ao público pela primeira vez aos nove anos de idade e, encantados com o menino prodígio, vários nobres decidiram contribuir com fundos para a continuação dos seus estudos.

Em 1822 partiu para Viena, onde deu vários concertos, sendo aplaudido inclusive por Beethoven em abril de 1823. Teve aulas com Salieri (composição) e Czerny (piano).

Em seguida radicou-se na França, onde foi impedido de ingressar no Conservatório de Paris, por ser estrangeiro. Liszt completou seus estudos com aulas particulares, com Reicha e Paer. Aos 14 anos de idade, compôs sua primeira ópera, em um ato, "Don Sancho".

Conheceu Chopin, Berlioz, Lamartine, Victor Hugo, George Sand e Heinrich Heine, e se familiarizou com o romantismo. Sua fama com as mulheres também era grande. Foi para a Suíça, em 1835, com a condessa Marie D'Agoult, com quem teve três filhos.

Em 1842 mudou-se para Weimar, abandonando a carreira de solista para assumir o cargo de diretor musical da Ópera. Foi lá que nasceu seu interesse pela música orquestral e que conheceu o compositor Richard Wagner, futuro marido de sua filha Cosima.

Em Weimar ele viveu, em 1848, um romance com a princesa Caroline Sayn-Wittgenstein. Em 1858, aborrecido com suas funções em Weimar e separado da princesa, Liszt foi para a Itália e se tornou membro da terceira ordem dos franciscanos em 1865. Nesse período dedicou-se a obras sacras.

Compôs as famosas "Rapsódias Húngaras", os "Estudos Transcendentais", além de transcrever inúmeras peças para piano, das quais se destacam as coletâneas "Anos de Peregrinação" e "Harmonias Poéticas e Religiosas".

Liszt escreveu duas sinfonias, a "Sinfonia Dante", inspirada na "Divina Comédia" de Dante Alighieri, e a "Sinfonia Fausto", composta por diferentes quadros que caracterizam as personagens de "Fausto", do escritor alemão Goethe.

O músico também possui inúmeros lieder e peças para música de câmara, das quais se deve destacar aquelas para violino e piano. Sua "Sonata em Si Menor", apesar de não ter agradado a Johannes Brahms, que diz ter adormecido durante a execução, é provavelmente a obra maior do compositor húngaro.

Fez uma visita à Inglaterra, em 1886, mas a viagem esgotou-o. Em Budapeste foi festejado como compositor nacional da Hungria. Liszt morreu na casa de Wagner, em Bayreuth, a 31 de julho de 1886, sendo considerado o maior pianista do século 19.

UOL Cursos Online

Todos os cursos