George Stephenson Inventor e engenheiro inglês
9 de junho de 1781, Wylam, Northumberland (Inglaterra)
12 de agosto de 1848, Tapton House, Chesterfield (Inglaterra)
Filho de trabalhador pobre das minas de carvão, George Stephenson passou a infância na penúria, começando a trabalhar aos sete anos. Desempenhou os mais humildes ofícios, sempre revelando rara inclinação para a mecânica.
Trabalhando de dia e estudando à noite, Stephenson conseguiu formar-se em engenharia no ano de 1812, indo trabalhar nas minas de Killingworth.
Verdadeiro criador da tração a vapor em estrada de ferro, Stephenson dedicou-se a substituir por esse meio os dois cavalos que puxavam a primeira locomotiva fabricada. Constrói, então, em 1814, a locomotiva Blutcher, que, pesando 6,5 toneladas, consegue transportar, da boca da mina até o porto, 30 toneladas, a uma velocidade de 6,5 km por hora.
No ano seguinte, 1815, inventa uma lâmpada de segurança para os mineiros.
Em 1821, confiam-lhe a construção da primeira ferrovia destinada ao transporte público na Inglaterra, de Stockton a Darlington. O primeiro trem de passageiros circulou nessa estrada de ferro a 27 de setembro de 1825.
O Foguete
Nomeado, em 1826, engenheiro-chefe da ferrovia Liverpool-Manchester, George Stephenson dirige a construção dessa estrada, concluída em 1829. Nesse ano, vence o concurso de locomotivas de Rainhill com o protótipo The Rocket (O Foguete), que alcança mais de 50 km por hora e se torna modelo de todas as outras locomotivas.
O inventor estabelece-se, então, em Newcastle com uma fábrica de locomotivas (onde também se formam mecânicos e maquinistas).
Seu filho, Robert Stephenson (1803-1859), formou-se engenheiro e foi seu assíduo colaborador, construindo ferrovias em diversos países, além de viadutos e pontes.