PUBLICIDADE
Topo

Girolamo Fabrizio d'Acquapendente Anatomista e cirurgião italiano

20 de maio de 1537, Acquapendente (Itália)

21 de maio de 1619, Pádua (Itália)

Da Página 3 Pedagogia & Comunicação

08/04/2009 16h54

Girolamo Fabrizio (ou Fabrici) d'Acquapendente (ou, em latim medieval, Hieronymus Fabritius ab Acquapendente) foi discípulo do botânico, anatomista e cirurgião Gabriele Fallopio (1523-1562) e o sucedeu como professor de anatomia e cirurgia, em 1562.

A notoriedade de Acquapendente como homem de ciência atraiu para seus cursos a elite dos estudos de medicina de toda a Europa. E sua competência como médico e cirurgião granjeou-lhe alto renome.

Acquapendente dedicou-se à pesquisa científica e ao exercício profissional da medicina até idade avançada, embora a saúde precária o obrigasse a abandonar o ensino em 1613.

Com seus contemporâneos - o médico francês Pierre Belon (1517-1564) e o anatomista holandês Volcher Coiter (1534-1590) -, Acquapendente continuou as pesquisas de observação direta do anatomista flamengo Andreas Vesalio, que em 1543 revolucionara a anatomia da Renascença com estudos feitos à base da dissecação do corpo humano, refutando conceitos antigos, em especial os de Cláudio Galeno, vigentes durante a Idade Média.

Acquapendente iniciou, na segunda metade do século 16, importantes investigações sobre o corpo humano, as quais teriam conduzido seu aluno William Harvey a descobrir, no século seguinte, a circulação do sangue.

O cirurgião italiano também melhorou o conhecimento da medicina sobre os ossos cranianos e verificou a existência nas veias de válvulas côncavas.

Considerado um dos fundadores da anatomia comparada e um dos iniciadores da embriologia moderna, Acquapendente sobressaiu também como fisiologista. No exercício da profissão médica, ele descobriu novos métodos de cura e inventou vários instrumentos cirúrgicos.

Deve-se a ele também o plano para a construção do anfiteatro anatômico, na Universidade de Pádua, concluído em 1594, no qual realizou notáveis trabalhos de anatomia. Acquapendente foi amigo pessoal de Galileu Galilei.

Suas obras completas - Opera omnia anatomica et physiologica (Obras completas sobre anatomia e fisiologia) - foram reunidas em 1687, recebendo uma nova edição, ampliada, em 1738.
 

Enciclopédia Mirador Internacional; Oxford Dictionary of Scientists