Topo

Biografias


Górgias Sofista grego

c. 485 a.C., Leontinos, Sicília (Grécia)<p> c. 375 a.C., Larissa (Grécia)

Da Página 3 Pedagogia & Comunicação

02/12/2008 18h35

Górgias de Leontinos (cidade da Sicília) foi um célebre sofista, cujo ensino de retórica baseava-se na beleza e objetividade da elocução, e não em qualquer sistema dialético ou no tratamento do assunto. Para atingir esse objetivo ele recorria ao ritmo poético (dividindo suas frases em cláusulas curtas e simétricas) e a ornamentos verbais.

Górgias obrigava seus discípulos a aprender de cor passagens típicas de literatura e imitá-las. Sua oratória causou profunda impressão em Atenas quando ele chegou a essa cidade chefiando uma embaixada dos Leontinos em 427 a.C.

Posteriormente Górgias viajou pela Grécia fazendo preleções, e terminou sua longa vida em Larissa. Seu sobrinho-neto mandou erigir-lhe uma estátua em Olímpia, cujo pedestal ainda subsiste com a respectiva inscrição.

Entre a série de discursos proferidos por Górgias havia um pronunciado em Olímpia, pregando veementemente a união das cidades gregas contra a Pérsia. Parte de uma oração fúnebre é o único fragmento importante de sua obra que se conserva.

Sua influência na prosa ática evidencia-se nos discursos constantes da obra de Tucídides, em Antífon e, principalmente, nas orações de Isócrates.

Dicionário Oxford de Literatura Clássica (grega e latina), Paul Harvey, Jorge Zahar Editor