Topo

Guido Cavalcanti Poeta italiano

c. 1255, Florença (Itália)</p><p>agosto de 1300, Florença (Itália)</p>

Da Página 3 Pedagogia & Comunicação

16/11/2009 18h44

Guido Cavalcanti participou, desde jovem, da vida política de Florença.

Fez parte, por exemplo, do Consiglo del Comune em 1284 e 1290. Por motivos políticos, foi preso e banido em 1300.

Cavalcanti foi um dos fundadores do chamado dolci stil nuovo (doce estilo novo), escola refinada e sutil caracterizada por uma concepção espiritualizada do amor. A expressão dolci stil nuovo se deve a Dante Alighieri, que foi amigo de Guido.

Guido Cavalcanti escreveu baladas, sonetos de amor e canções. Seu estilo é leve e musical, influenciado, inicialmente, pelos trovadores provençais.

Dentre outras inovações, o dolci stil nuovo foi responsável por uma revolução na métrica: a ideia central condensada no congedo (despedida), o aparecimento do soneto, a terza rima (terça-rima).

Filosofia da luz

Dessa forma, a poesia de Guido Cavalcanti representa um marco decisivo na evolução da poesia italiana. Outro poeta, Ezra Pound, revivificou Guido Cavalcanti, classificando-o entre os "inventores", devido à originalidade de sua versificação.

Na opinião de Haroldo de Campos, "Guido é poeta-filósofo. Embebido na 'filosofia natural' do tempo, encontram-se no texto de sua Canção traços de avicenismo, de averroísmo, da 'filosofia da luz' de Escoto Erígena e Grosseteste".

Durante o período de seu banimento, Guido Cavalcanti contraiu malária, do que faleceu ao retornar à sua cidade natal.

Fonte: Enciclopédia Mirador Internacional; "Traduzir e trovar" (poetas dos séculos XII a XVII), de Augusto e Haroldo de Campos