Heath Ledger Ator australiano
4 de abril de 1979, Perth (Austrália)
22 de janeiro de 2008, Nova York (EUA)
Heathcliff Andrew Ledger, indicado duas vezes ao Oscar de melhor ator, ganhou o prêmio em 2009, postumamente, por sua atuação em "Batman - o Cavaleiro das Trevas", no papel do vilão Coringa.
Ledger viveu no Oeste australiano até os 16 anos, quando abandonou a escola e mudou-se para Sydney com seu melhor amigo, Trevor Di Carlo, a fim de iniciar sua carreira de ator. Depois de alcançar o sucesso na tevê australiana, graças à sua atuação na série "Two Hands", dirigida por Gregor Jordan, Heath começou a trabalhar em Hollywood.
Entre 2000 e 2005, Ledger estrelou, ao lado de Mel Gibson, o filme "The Patriot", além de participar em outras produções: "Monster's Ball", "A Knight's Tale", "The Four Feathers", "Ned Kelly", "The Order" e "The Brothers Grimm".
Brokeback Mountain
O filme que representou, definitivamente, a consagração para Heath Ledger foi "O Segredo de Brokeback Mountain", dirigido por Ang Lee. Por sua atuação, recebeu o Globo de Ouro de melhor ator coadjuvante e foi indicado ao Oscar.
Ledger faleceu, de maneira inesperada, quando atuava nas gravações do filme "The Imaginarium of Doctor Parnassus". A produção foi suspensa devido à morte repentina do ator.
Dentre suas relações amorosas, a mais duradoura foi com a atriz Michelle Williams, com quem teve uma filha, Matilda Rose, nascida em 28 de outubro de 2005.
Por sua atuação como Coringa, Ledger também ganhou, postumamente, os prêmios BAFTA e Globo de Ouro.