Ho Chi Minh Revolucionário e estadista vietmanita
19/05/1890, Kiem Lan, Vietnã
02/09/1969, Hanói, Vietnã
Nascido em uma pequena aldeia vietnamita, filho de um professor rural, seu nome verdadeiro era Nguyen Sinh Cung, mas também foi chamado de Nguyen Tat Thanh, Nguyen Ai Quoc e Ly Thui. Posteriormente recebeu o pseudônimo de Ho Chi Minh, que significa "aquele que ilumina".
Em 1911 começou a trabalhar como cozinheiro num navio francês, o que lhe deu oportunidade de conhecer vários países, inclusive o Brasil. Aos 21 anos de idade foi para Paris, onde viveu como jardineiro e garçom. Envolveu-se com os movimentos socialistas e ajudou a fundar o Partido Comunista Francês.
Quando ocorreram as Conferências de Versalhes, em 1919, para fixar um novo mapa mundial, o jovem Ho Chi Minh, solicitou aos negociadores europeus que fosse dado ao Vietnã um estatuto autônomo. Ninguém lhe deu ouvidos, mas Ho Chi Minh tornou-se um herói para o seu povo.
Em 1923 foi para Moscou onde aprendeu táticas de guerrilha e entrou para o Comintern, braço internacional do Partido Comunista da União Soviética. Dois anos depois foi enviado para a China, onde foi preso por atividade subversiva e escreveu os "Diários da Prisão". Expulso em 1927, viveu em vários países até chegar a Hong Kong, de onde dirigiu o movimento antiimperialista na Indochina, dominada pela França desde 1854.
Em 1930, Ho Chi Minh fundou o Partido Comunista Indochinês e em 1941 o Vietminh (Liga da Independência do Vietnã), para resistir à ocupação francesa.
Durante a Segunda Guerra Mundial, com seus companheiros mais próximos, Pahm Van Dong e Nguyen Giap, lutou contra os japoneses e em 2 de setembro de 1945, ocupou Hanói (a capital do norte) e proclamou a independência do Vietnã.
A França contra-atacou e a Guerra da Indochina só terminou em 1954, com a vitória do Vietminh.
O país foi dividido em dois. Ho Chi Minh, presidente do Vietnã do Norte, treinou e aparelhou as forças da Frente de Libertação Nacional do Vietnã do Sul (Vietcong), que visavam reunificar o país, o que levou à intervenção norte-americana e à Guerra do Vietnã.
Ho Chi Minh morreu em Hanói em 2 de setembro de 1969, de um colapso cardíaco, seis anos antes da reunificação do país.
Em 30 de abril de 1975 um tanque norte-vietnamita entrou no palácio presidencial do governo sul-vietnamita, encerrando o sangrento conflito onde os americanos perderam mais de 58 mil soldados e os vietnamitas, mais de 3 milhões de pessoas, entre combatentes e civis.
Saigon, a capital do antigo Vietnã do Sul, foi rebatizada posteriormente com o nome de Ho Chi Minh.