Jean Cocteau Escritor e cineasta francês
5/7/1889, Maisons Laffite (região de Paris)
11/10/1963, Molly-la-Fôret (região de Paris)
Jean Maurice Eugène Cocteau foi um artista multitalentoso e multifacetado que alcançou êxito em todas as áreas em que atuou. Foi, especialmente, poeta mas também dramaturgo, diretor de teatro, pintor, ator, escultor e cineasta.
Além dessas atividades, Cocteau se enveredou também pela música e escreveu libretos para obras de Stravinski, Darius Milhaud, Eric Satie, além de cenários para balé e teatro.
Nascido numa família da alta burguesia francesa, filho de Georges Cocteau, advogado e pintor amador, fez seus primeiros estudos no Liceu Condorcet em Paris. Aos nove anos de idade ficou órfão de pai, que se suicidou.
Aos quinze anos saiu de casa, e aos 16 anos, começou a publicar poesias, atividade que exercia desde menino e que não abandonaria durante a vida toda.
Durante a Primeira Guerra Mundial serviu na Cruz Vermelha como motorista de ambulância.
Tornou-se amigo de Pablo Picasso, Modigliani e Apollinaire e se aproximou do grupo surrealista, vindo a ser um expoente ativo desse grupo. Mas suas relações de amizade e colaborações incluíam artistas de todas as áreas, como Eric Satie, Jean Anouilh, Jean Marais, Henri Bernstein e Édith Piaf.
Em 1919, publicou o seu primeiro livro, O Potomac, seguidos de Le Grand Écart (1923), Orfeu (1927), Os Filhos Terríveis (1929), A Voz Humana (1930), A Máquina Infernal (1934), Os Pais Terríveis (1938) e Baco (1951), entre romances, peças de teatro e poesia.
A contribuição ao cinema
Em 1930 escreveu e dirigiu O Sangue de um Poeta (Le Sang d'un Poete) que revelou um talentoso cineasta, obra que se tornaria representante máxima da corrente poética e surrealista no cinema e que reflete, de forma enigmática e metafórica, sobre o mundo interior de um poeta, seus medos, obsessões, a preocupação com a morte e as dificuldades da criação artística.
A contribuição de Cocteau ao cinema, que começou em 1925, inclui ainda Jean Cocteau fait du cinema (1925), La Belle et la Bête, (1946), L'Aigle à Deux Têtes, (1948), Les Parents Terribles, (1948), Les Enfants Terribles, (1950, não creditado), Coriolan (1950), Orphée (1950), La Villa Santo-Sospir, (1952), 8 x 8: A Chess Sonata in 8 Movements (1957) e Le Testament d'Orphée, ou ne me demandez pas pourquoi! (1960).
Também escreveu roteiros para outros cineastas como: La Comédie de Bonheur (1940), para Marcel L'Herbier; L'Éternel Retour (1943), para Jean Delannoy; Ruy Blas (1948), para Pierre Billon; Les Enfants Terribles (1949), para Jean-Pierre Melville; La Corona negra (1951), para Luis Saslavsky e La Princesse de Clèves (1960), para Jean Delannoy.
Em 1955 tornou-se membro da Academia Francesa.
O que não era permitido na sua época só veio a público na década de 70: a sua ligação homossexual com o ator Jean Marais e o romancista Raymond Radiguet (autor de Le Diable au Corps).
Faleceu em 1963, aos 74 anos, de problemas cardíacos.
Frasista afiado
São famosos os seus pensamentos e aforismas sempre carregados de profundo senso de humor e verdade, onde se destacam:
- Não sabendo que era impossível, foi lá e fez.
- Se eu prefiro os gatos aos cães é porque não existem gatos policiais.
- Para o poeta a maior tragédia é se o admiram porque não o entendem.
- O poeta lembra-se do futuro.
- Nada existe de audacioso sem a desobediência às regras.
- A ciência serve apenas para se verificarem as descobertas do instinto.
- O limite extremo da sensatez é o que o público batiza de loucura.
- Um belo livro é aquele que semeia em redor os pontos de interrogação.
- A beleza age mesmo sobre aqueles que não a constatam.
- A poesia é uma religião sem esperança.
- Um artista não pode esperar qualquer ajuda dos seus pares.
- A arte existe no instante em que o artista se afasta da natureza.
- A juventude é uma conquista da maturidade.
- Os jovens adoram desobedecer. Mas, atualmente, não há mais ninguém para lhes dar ordens.
(AAR)Portal da Académie Française e IMDB