Topo

João 23 Papa (1958 a 1963)

25/11/1881, Sotto il Monte, Itália

3/6/1963, Roma, Itália

Da Página 3 Pedagogia & Comunicação

09/08/2005 15h01

"A todos os homens de boa vontade incumbe a imensa tarefa de restaurar as relações de convivência humana na base da verdade, justiça, caridade e liberdade: as relações das pessoas entre si, as relações das pessoas com as suas respectivas comunidades políticas, e as dessas comunidades entre si, bem como o relacionamento de pessoas, famílias, organismos intermédios e comunidades políticas com a comunidade mundial. Tarefa nobilíssima, a de realizar a verdadeira paz, segundo a ordem estabelecida por Deus."

Este é um trecho da encíclica "Pacem in Terris", que João 23 , conhecido como o "bom Papa", dirigiu a todos os homens de boa vontade.

Filho de camponeses, Angelo Giuseppe Roncalli foi o quarto de treze irmãos. Desde cedo demonstrou vocação religiosa e aos 11 anos ingressou no Seminário de Bérgamo, onde cursou até o segundo ano de teologia. Lá redigiu seus primeiros textos religiosos, depois publicados como "Diários da Alma".

Em 1896, Angelo Giuseppe foi admitido na ordem dos franciscanos, professando seus votos no ano seguinte. Com uma bolsa de estudos da diocese de Bérgamo, estudou no Pontifício Seminário Romano.

Em 1904 foi ordenado sacerdote em Roma. No ano seguinte, tornou-se secretário do bispo Giacomo Maria Tedeschi, em Bérgamo. Exerceu, entre outras funções, a de professor de patrística e redator de periódicos católicos.
Em 1915, com a entrada da Itália na Primeira Guerra Mundial, Roncalli foi chamado para exercer as funções de inspetor sanitário e capelão. Com o fim da guerra, foi nomeado diretor espiritual do Seminário de Bérgamo.

Por indicação do papa Bento 15, foi chamado para presidir o Conselho das Obras Pontificiais para Propagação da Fé. Passou a percorrer várias dioceses da Itália, formando conselhos missionários. Em 1925, foi ordenado bispo, e iniciou sua missão na Bulgária, onde atuou durante dez anos, divulgando a fé católica e coordenando as ações da igreja naquele país.

Em 1935 foi nomeado delegado apostólico na Turquia e na Grécia, demonstrando grande habilidade política e vocação humanitária, ao lidar com uma realidade social complexa, e com a presença de grupos religiosos como muçulmanos e ortodoxos.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a Igreja Católica, sob a autoridade de Roncalli, teve uma atuação importante na Grécia. Em 1944, o bispo Roncalli tornou-se núncio apostólico em Paris. Ajudou a reorganizar a igreja e realizou uma ação pastoral de grande envergadura na França.

Finalmente, Roncalli foi eleito cardeal e enviado como patriarca a Veneza, em 1953. Cinco anos mais tarde, com a morte do Papa Pio 12, foi eleito sumo pontífice, assumindo o nome de João 23. Realizou um ministério de grande popularidade, marcado pela simplicidade, pelo esforço de evangelização e pela busca da tolerância e da paz.

Publicou duas encíclicas importantes, "Pacem in Terris", e "Mater et Magister" e convocou o concílio ecumênico Vaticano 2o, 90 anos depois da convocação do primeiro concílio.

A passagem de João 23 pela Santa Sé acarretou profundas mudanças na concepção de uma nova Igreja católica, mais próxima dos fiéis, mais ecumênica e menos centralizada na autoridade papal.