João Havelange Dirigente de futebol
8/5/1916, Rio de Janeiro (RJ)
Jean-Marie Faustin Godefroid de Havelange foi Presidente da Federação Paulista de Natação, Presidente da Confederação Brasileira de Desportos (CBD) e Presidente da Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA).
Iniciou sua carreira esportiva aos dez anos de idade como nadador do Fluminense, tendo representado o Brasil na Olimpíada de Berlim, em 1936. Participou dos Jogos Olímpicos de Helsinque (Finlândia), em 1952, como atleta de pólo aquático. Em 1956, chefiou a delegação brasileira que participou dos Jogos Olímpicos de Melbourne (Austrália).
Havelange foi diretor de Pólo Aquático do Clube de Regatas Botafogo e, em 1956, tornou-se vice-presidente da Confederação Brasileira de Desportos (CBD, hoje CBF), eleito presidente em 1958 e permanecendo até 1974. Comandou 23 esportes amadores, sendo 13 olímpicos. Durante esse período, viu o futebol brasileiro consagrar-se Tricampeão Mundial com a conquista das Copas do Mundo de 1958, na Suécia, de 1962, no Chile, e de 1970, no México.
Assumiu a presidência da FIFA em 1974, de onde se afastou somente após o Mundial de 1998. Como presidente da FIFA, foi responsável por uma série de inovações que levaram a federação internacional a uma posição de segurança econômica e influencia social. Introduziu os Campeonatos Mundiais de Futebol nas categorias infanto-juvenil, juvenil e juniores, a Copa do Mundo de Futebol Feminino, o Campeonato Mundial de Futsal. Foi pioneiro na criação de um programa de desenvolvimento, na área do futebol, nos países menos avançados.
Durante os 24 anos na FIFA, João Havelange visitou 185 países, num total de cerca de mil viagens. Foi substituído pelo seu braço direito, o suíço Joseph Blatter. Ao deixar a entidade, foi unanimemente aclamado Presidente de Honra.
Havelange é membro do Comitê Olímpico Brasileiro desde 1955 e do Comitê Olímpico Internacional desde 1963. Recebeu diversas condecorações e títulos, como a comenda Cavaleiro da Legião de Honra, na França, e a Ordem do Mérito especial nos esportes no Brasil.
Seu nome foi dado a uma nova competição, a Copa João Havelange, organizada pelo Clube dos 13, criada após uma batalha jurídica envolvendo o time do Gama e a CBF, que teve que abrir mão da organização do Campeonato Brasileiro de 2000.