Topo

John Updike Escritor norte-americano

18/03/1932, Shillington, EUA

27/01/2009, Boston, EUA

Da Página 3 Pedagogia & Comunicação

21/08/2005 12h28

Festejado pela crítica devido a uma narrativa realista e satírica, John Updike ganhou o Pulitzer duas vezes, e ainda o American Book Awards e o Scott Fitzgerald, os prêmios mais importantes de literatura nos Estados Unidos.

Filho de um professor de matemática e neto de um pastor presbiteriano, ainda criança desenvolveu a psoríase, uma doença que provoca a descamação da pele. Em seu livro de memórias "Consciência à flor da pele", o autor justificou a escolha de sua profissão devido à doença. Updike estudou em Oxford, na Inglaterra, antes de se formar em Harward. Seus trabalhos começaram a ser publicados em 1954 na revista "The New Yorker".

Sua obra mais conhecida é a tetralogia Coelho ("Rabbit"), formada pelos romances "Coelho Corre", "Coelho em Crise", "Coelho Cresce" e "Coelho Cai". Escreveu também uma trilogia, o caso de Beck, que conta a história fictícia de um escritor de Nova York prestigiado pelo público e repudiado pelos críticos.

Updike procurou refletir em suas obras os pontos obscuros do comportamento humano e da sociedade moderna. Em 1984 escreveu "As Bruxas de Eastwick", que fez um grande sucesso no cinema três anos depois.

No romance "Brazil", lançado em 1994, o autor recriou o clássico "Tristão e Isolda", adaptando-o ao cenário brasileiro; e em "Gertrudes e Cláudio"(2000), baseou-se na tragédia "Hamlet".

Outras obras de Updike que merecem ser citadas são: "Pai-nosso computador"; "Sobre a fazenda"; "Bech no beco: quase um romance"; "O coelho se cala e outras histórias"; "Casais trocados" e "O golpe".

Morreu aos 76 anos, vítima de um câncer de pulmão.