PUBLICIDADE
Topo

Kaká - Ricardo Izecson dos Santos Leite Jogador de futebol brasileiro

22/04/1982, Brasília

Da Página 3 Pedagogia & Comunicação

11/01/2008 13h37

Kaká é o apelido do jogador Ricardo Izecson dos Santos Leite, também chamado de "Il Bambino d'Oro" pelos torcedores do AC Milan, clube italiano onde ocupa o meio-campo e veste a camisa 22.

Com 1,86m de altura, Kaká é considerado um dos jogadores mais bonitos do mundo. Evangélico, modesto e com uma conduta exemplar, é casado com a estudante Caroline Celico.

Nascido em Brasília, Kaká foi criado em São Paulo. Seu pai, Bosco, é engenheiro civil e sua mãe, Simone Cristina, professora. Kaká tem um irmão, Rodrigo, que quando pequeno não conseguia pronunciar o nome Ricardo, dizendo apenas Kaká. Hoje Rodrigo, o zagueiro "Digão", também é contratado do Milan.

Foi no colégio que um professor chamou a atenção de dona Simone para o talento de Kaká, que passou a freqüentar escolinhas de futebol e participar de campeonatos infantis. Aos 18 anos, em uma piscina, o jogador sofreu um trauma na coluna que poderia ter comprometido sua capacidade no esporte, mas conseguiu se recuperar.

Kaká destacou-se no São Paulo F.C. durante a conquista do torneio Rio-São Paulo em 2001. No ano seguinte conquistou o Supercampeonato Paulista e fez parte da Seleção Brasileira na Copa do Mundo. Em agosto de 2003 foi contratado pelo Milan e disputou a Supercopa da Europa. No ano seguinte, venceu o Campeonato Italiano e a Supercopa Italiana. Em 2005, conquistou a Copa das Confederações.

Esteve na Seleção Brasileira que disputou a Copa do Mundo de 2006 na Alemanha. Foi assediado por vários clubes europeus, principalmente pelo Real Madrid da Espanha, mas preferiu continuar na Itália.

Na temporada de 2006/07, ajudou o Milan a conquistar a Liga dos Campeões, como o artilheiro da competição, e o Mundial de Clubes, torneio em que foi considerado o melhor jogador.

Em 2007, Kaká recebeu a Bola de Ouro da revista "France Football", foi eleito o melhor jogador do ano pela Federação Internacional de Futebolistas Profissionais e o melhor jogador do mundo pela FIFA.
 

Folha de S. Paulo/Banco de Dados