PUBLICIDADE
Topo

Karl Jaspers Filósofo e psicólogo alemão

23/2/1883, Oldenburg, Alemanha<Br>26/2/1969, Basiléia, Suíça

Da Página 3 Pedagogia & Comunicação

08/08/2005 17h59

"Qualquer objetificação, seja a formação de escolas, seja a de seitas, é a ruína da filosofia." A forte defesa da filosofia e da liberdade foi uma das marcas do pensamento de Karl Jaspers - um dos fundadores do existencialismo.

Filho de uma família abastada, Karl Jaspers pensou primeiramente em seguir a carreira de seu pai, que era jurista. Matriculou-se na faculdade de direito, mas, em 1902, transferiu-se para o curso de medicina.

Em 1909, já graduado em medicina, Jaspers começou a trabalhar no hospital psiquiátrico de Heidelberg. Insatisfeito com os procedimentos adotados para o tratamento dos doentes mentais, passou a pesquisar novos rumos para a psiquiatria. Seus pontos de vista foram reunidos em 1913 no livro "Psicopatologia Geral", um compêndio que se tornou clássico no diagnóstico das doenças mentais.

Nesse mesmo ano, Jaspers foi convidado para lecionar psicologia na Universidade de Heidelberg. Em 1919, publicou um novo volume, chamado "Psicologia das Concepções de Mundo".

Cada vez mais próximo dos estudos filosóficos, Jaspers passou a lecionar filosofia na Universidade de Heidelberg em 1922. Dez anos depois, lançou sua obra mais importante, "Filosofia", em três volumes, em que expõe suas principais teses filosóficas.

Nesse período, Jaspers foi professor da renomada filósofa Hanna Arendt, com quem manteve correspondência até o fim da vida.

Com o avanço do nazismo, a atividade profissional de Jaspers viu-se ameaçada. Em 1937, foi afastado da universidade. No ano seguinte, veio à luz "Existência", talvez o principal dos escritos filosóficos de Jaspers.

Em 1945, foi afastado, e por pouco escapou de ser mandado ao campo de concentração, por ser casado com uma judia.

Jaspers transferiu-se para a Universidade da Basiléia em 1948, onde passou a desenvolver seus estudos.

O filósofo faleceu em 1969, na Suíça. Jaspers é hoje reconhecido como um dos fundadores do existencialismo e um dos principais filósofos contemporâneos.