PUBLICIDADE
Topo

Karl von Clausewitz Teórico militar prussiano

1º de junho de 1780, Burg (Alemanha)</p><p>16 de novembro de 1831, Breslau (Polônia)

Da Página 3 Pedagogia & Comunicação

03/12/2009 12h41

Clausewitz é considerado o maior inovador da estratégia militar no século 19. Influenciado pelo pensamento de Hegel, esse prussiano influenciou revolucionários e militares de todo o mundo.

Já aos 12 anos Clausewitz entrou para o exército prussiano. Ingressa no Colégio Militar de Berlim em 1801.

Embora tenha escrito especialmente sobre as guerras napoleônicas, a fama de Clausewitz se deve principalmente à sua obra "Sobre a guerra", que aborda a guerra não apenas em seu aspecto técnico, mas apresenta também conclusões de ordem política.

Ao contrário de outras obras, que buscam criar um sistema estratégico rígido, Clausewitz discute os aspectos morais do combate e suas influências sobre o resultado da luta. O estrategista ressalta os fatores psicológicos e acidentais que cercam as batalhas e afirma que "a guerra situa-se no terreno da casualidade humana".

Política por outros meios

Segundo Clausewitz, a estratégia deve visar a três objetivos: as forças do inimigo, seus recursos e sua vontade de lutar.

Sua principal conclusão, no entanto, é sobre a predominância do aspecto político sobre o militar, pois avalia que o comando supremo das forças armadas, durante uma guerra, deve ser entregue a um político. "A guerra é a continuação da política por outros meios", ele afirma.

Clausewitz faleceu de cólera, contraída quando integrava as forças prussianas que ocuparam a fronteira russa durante uma revolta dos poloneses.

Fonte: Enciclopédia Mirador Internacional