PUBLICIDADE
Topo

Kate Winslet Atriz britânica

5 de outubro de 1975, Reading, Condado de Berkshire (Inglaterra)

Da Página 3 Pedagogia & Comunicação

16/01/2009 13h09

Kate Elizabeth Winslet é uma atriz ganhadora de vários prêmios, indicada ao Oscar em cinco oportunidades, como melhor atriz ou melhor atriz coadjuvante. Nascida em uma família de atores de teatro, aos 13 anos já participava de apresentações de dança.

Em 1994, o diretor Peter Jackson ofereceu a Kate sua primeira oportunidade no cinema, em "Almas gêmeas". Depois, participou de "Razão e sensibilidade", de Ang Lee, quando encarnou a impulsiva Marianne Dashwood. Em seguida vieram "Paixão proibida" e, sob a direção de Kenneth Branagh, "Hamlet" (baseado em Shakespeare), no qual fez o papel de Ofélia. Indicada ao Oscar por "Razão e sensibilidade", foi derrotada por Mira Sorvino.

O sucesso chegaria com "Titanic", de James Cameron. Orientada por Emma Thompson, aceitou o convite de Cameron para ser a heroína romântica que desafia as regras sociais e, sobrevivendo ao naufrágio, conserva seu espírito independente. O sucesso foi surpreendente.

Casada em primeiras núpcias com Jim Threapleton, teve sua primeira filha em 12 de outubro de 2000. Além de continuar participando em vários filmes, ganhou um Prêmio Grammy de Melhor Disco Gravado para Crianças. Elogiada por sua participação em "Contos proibidos do Marquês de Sade" e "Íris", divorciou-se em 2001 e casou com o diretor Sam Mendes.

Em 2003, depois de ter participado das filmagens de "A vida de David Gale", dirigido por Alan Parker, Kate Winslet teve seu segundo filho. Nos anos seguintes, atuou em "Plunge: The Movie", "Em busca da Terra do Nunca", "Brilho eterno de uma mente sem lembranças", "Suki - A rainha da selva" e "Romance & cigarros". Mas foi com "Pecados íntimos", de Todd Field, que ela voltou a conhecer o sucesso, ganhando o Globo de Ouro de melhor atriz e sendo novamente indicada ao Oscar.

Em 2008, Kate Winslet atuou nos filmes "Foi apenas um sonho" e "O leitor", dirigida, respectivamente, por Sam Mendes e Stephen Daldry. Essa dupla atuação lhe valeu, no início de 2009, dois Globos de Ouro: o de melhor atriz e o de melhor atriz coadjuvante.

Kate Winslet possui outros prêmios, como o BAFTA e o European Film Awards.
 

Folha de S. Paulo, El País