PUBLICIDADE
Topo

Lauren Bacall Atriz norte-americana

16 de setembro de 1924, Nova York (EUA)</p>

Da Página 3 Pedagogia & Comunicação

07/12/2009 12h24

Betty Joan Perske (o verdadeiro nome de Lauren Bacall) nasceu em uma família judia de classe média.

Depois de estudar arte dramática na American Academy of Dramatic Arts (em Nova York), tornar-se famosa como modelo das mais importantes revistas de moda e estrear no teatro, Bacall conseguiu seu primeiro contrato no cinema graças à esposa do diretor e produtor Howard Hawks, que a recomendou ao marido depois de vê-la na capa da revista "Harper's Bazaar".

Assim, com 19 anos, Bacall conseguiu o papel de protagonista no filme "Uma aventura na Martinica", ao lado de Humphrey Bogart e Walter Brennan. Lauren e Humphrey (25 anos mais velho que ela) se apaixonaram, casando-se a seguir. O desempenho de Lauren foi considerado sublime. Sua beleza e elegância, a voz profunda e o olhar penetrante - ela ficaria conhecida como "O Olhar" - hipnotizaram o público. Era o início de uma carreira de sucesso.

Nos anos seguintes, Bacall atuou em filmes que se tornariam clássicos, como "À beira do abismo", "Prisioneiro do passado", "Paixões em fuga" (de John Huston) e "Young man with a horn", sobre a vida do trompetista Bix Beiderbecke, atuando ao lado de Kirk Douglas, sob a direção de Michael Curtiz.

Dirigida por grandes diretores - como Vincente Minelli, Jean Negulesco e Douglas Sirki -, Lauren interrompeu a carreira quando Bogart morreu, em 1957. Ela só voltaria ao cinema quase uma década depois.

Durante sua carreira, a atriz conquistou inúmeros prêmios, destacando-se o Cecil B. DeMille do Globo de Ouro, em 1993, pelo conjunto da obra, e, em 2000, o Prêmio do Festival de Cinema de Estocolmo, também por sua extensa e variada filmografia.

Oscar

Surpreendentemente, indicada ao Oscar de melhor atriz coadjuvante em 1997, por sua atuação em "O espelho tem duas faces", Bacall não ganhou o prêmio, derrotada pelo desempenho de Juliette Binoche em "O paciente inglês".

A injustiça, contudo, foi corrigida em novembro de 2009, quando Bacall, aos 85 anos de idade, recebeu um Oscar honorífico por sua carreira, na primeira cerimônia dos Governors Awards, em Los Angeles, Califórnia. (Os Governors Awards antecedem a cerimônia do Oscar, em que os líderes da Academy of Motion Picture Arts & Sciences nomeiam os prêmios Oscar honoríficos no Kodak Theater, em Hollywood.)

"Custo a acreditar", declarou a atriz, ao receber o Oscar da mão de Angelica Huston, filha do cineasta John Huston. Durante seu discurso, Lauren Bacall também prestou homenagem a inúmeros atores que marcaram sua carreira, como Gregory Peck, Kirk Douglas e seu inesquecível Humphrey Bogart.

Fonte: El País; Folha de S. Paulo