Ludwig Boltzmann Físico austríaco
20 de fevereiro de 1844, Viena (Áustria)
5 de setembro de 1906, Duino (Itália)
Ludwig Boltzmann é o pioneiro da aplicação da estatística nos estudos da termodinâmica e da teoria cinética dos gases.
Boltzmann doutorou-se em 1866 na Universidade de Viena e, no ano seguinte, tornou-se assistente do físico esloveno Josef Stefan. Foi professor de física teórica na Universidade de Graz e, depois, professor de matemática em Viena. Entre 1876 e 1889 voltou a lecionar em Graz, na cadeira de física experimental. Lecionou em Munique de 1889 a 1893 - e, a seguir, em Viena e Leipzig.
Polemista vivaz e enérgico, de temperamento irrequieto, Boltzmann era sujeito a períodos de grande irritação. Numa dessas crises, suicidou-se.
Boltzmann foi o primeiro a aplicar a teoria atômica na explanação da segunda lei da termodinâmica e a correlacionar o conceito de entropia com o cálculo das probabilidades.
Estabeleceu, em seu famoso Teorema H, baseando-se nas leis da mecânica, a tendência que tem um sistema constituído de um grande número de moléculas (como os gases) de assumir uma certa uniformidade na distribuição da energia, em completa subordinação ao equilíbrio térmico do sistema.
Assim, demonstrou que a segunda lei da termodinâmica é, essencialmente, uma lei estatística.
Teoria cinética dos gases
Em seus trabalhos, analisou e explicou a razão pela qual os fenômenos naturais apresentam uma tendência de se desenvolverem num único sentido, apesar da reversibilidade das leis mecânicas de que dependem. Devem-se a Boltzmann várias teses originais sobre a teoria cinética dos gases.
Boltzmann também foi o primeiro a demonstrar cientificamente a Lei de Stefan, segundo a qual o poder emissivo total do corpo negro é proporcional à quarta potência da temperatura.
No campo do eletromagnetismo, coube a Boltzmann a primazia de desenvolver a teoria de Maxwell, determinando a constante dielétrica dos vários gases.
A chamada Constante de Boltzmann é uma modificação da constante universal dos gases, que aparece na equação dos gases ideais PV=RT, onde P indica a pressão do gás, V o seu volume, T a sua temperatura em graus Kelvin e R a constante universal. A Constante de Boltzmann, k, baseia-se numa única molécula de gás e é igual à constante universal R dividida pelo número de Avogrado.