Presidente do Brasil entre 10/11/1896 a 03/03/1897

Manuel Vitorino Pereira

30/01/1853, Salvador (BA)<br> 09/11/1902, Rio de Janeiro (RJ)​





Autor Da Página 3 Pedagogia & Comunicação




  • [creditofoto]

    Manuel Vitorino presidiu o país devido a doença do titular Prudente de Moraes

    Manuel Vitorino presidiu o país devido a doença do titular Prudente de Moraes

O médico baiano Manuel Vitorino Pereira foi vice-presidente de Prudente de Moraes e assumiu o governo por enfermidade do titular. Coube a ele presidir a inauguração da nova sede do Governo federal, instalada no Palácio do Catete (hoje Museu da República), em 24 de fevereiro de 1897.

Prudente de Morais foi o primeiro presidente civil eleito por voto direto e assumiu o cargo numa fase de crise econômica e política. A instabilidade política agravou-se com o seu afastamento, em novembro de 1896, por problemas de saúde: sofreu uma operação para extrair cálculos biliares, intervenção cirúrgica hoje simples, mas, na época, complexa e de lenta recuperação.

Manuel Vitorino, na condição de vice-presidente, assumiu o governo e promoveu a transferência da presidência do Palácio do Itamarati para o Palácio do Catete, que comprou por mais de 1.000 contos de réis. Além disso, adotou uma orientação política diferente da do titular e nomeou novos ministros. Chegou a tentar convencer Prudente de Moraes a renunciar em seu benefício, o que forçou este a retornar ao poder ainda convalescente, com medo de perder o cargo.

Antes do exercício da vice-presidência, Manuel Vitorino foi político na Bahia. Com a Proclamação da República, foi cogitado para ocupar o cargo de governador do Estado, mas declinou e indicou seu colega, Virgílio Damásio, que ocupou o cargo, num primeiro momento, mas por apenas 5 dias.

Por interferência de Rui Barbosa, Manuel Vitorino reviu sua decisão e assumiu o governo do Estado a 23 de novembro de 1889. Tinha a pretensão de fazer uma administração inovadora, voltada para a educação.

No plano político, dissolveu os Partidos Conservador e Liberal, remanescentes do Império, buscando assim promover a conciliação. Criou a Milícia Civil. Seus projetos e suas reformas encontraram forte oposição e, devido a outras questões de disputa pelo poder, foi afastado do cargo a 26 de abril de 1890, sendo nomeado em seu lugar o irmão mais velho do Marechal Deodoro, Hermes Ernesto da Fonseca.

De qualquer modo, Manuel Vitorino elegeu-se senador pela Bahia dois anos depois e, na condição de presidente do Senado, tornou-se o vice de Prudente de Moraes.

Ao fim do mandato de Prudente de Moraes, Manuel Vitorino recolheu-se à vida privada. Em 1962, deu nome a um município criado na Bahia.

UOL Cursos Online

Todos os cursos