Michael Jackson Cantor e compositor norte-americano
29 de agosto de 1958, Gary, Indiana (EUA)
25 de junho de 2009, Los Angeles, Califórnia (EUA)
Michael Joseph Jackson foi cantor, compositor e bailarino, tendo se dedicado aos estilos hard rock, rhythm & blues, disco e dance. Ainda criança, formou com seus irmãos, na década de 1960, o grupo Jackson Five, de grande êxito, no qual atuava como vocalista.
A seguir, nos anos 80, partiu para a carreira solo, tornando-se uma superestrela do rock, de fama mundial, devido principalmente ao álbum Thriller, de 1982, o disco mais vendido da história da música até a data de morte de Jackson.
Aclamado como "King of pop, rock and soul" ("Rei do pop, rock e soul") pela atriz Elizabeth Taylor, também foi chamado de "Rei do entretenimento" pela apresentadora de tevê Oprah Winfrey. Até mesmo a tradicional Enciclopédia Britânica concedeu espaço a Michael Jackson, no verbete "rock music", tratando-o como estrela do rock, ao lado de Madonna e Prince.
A arte de Michael Jackson evoluiu e se modernizou ao longo do tempo, especificamente no que se refere às fusões de estilos musicais que ele realizou, criando sucessos como "Billie Jean", "Thriller", "Bad", "Smooth criminal", "Remember the time" e "Jam", quando chega, então, ao estilo new jack swing.
Mas Jackson também produziu rock and roll do melhor tipo - e também hard rock -, como nas canções "Beat it", "Dirty Diana", "Black or White", "Give in to me", "D.S.", "Morphine" e "Privacy".
Personagem midiático
Grande parte da crítica musical sempre considerou Michael Jackson um gênio musical e artístico, descobridor de novas linguagens - sonoras e corporais. Mas ele também foi uma figura polêmica, com defensores e detratores, o que alimentou, muitas vezes com seu apoio, uma série de lendas a seu respeito. Entre elas, a da suposta doença - vitiligo - que alterou a cor de sua pele, sem esquecer as inúmeras plásticas a que se submeteu, e que modificaram radicalmente sua aparência.
Nos últimos anos, Michael Jackson envolveu-se num tumultuado caso de pedofilia. Por falta de provas, a ação não progrediu - e ele foi absolvido de duas acusações -, mas acabou por comprometer seriamente sua popularidade e sua vida financeira.
Personagem midiático, ganhador de 13 prêmios Grammy, Michael Jackson preparava, em 2009, sua volta aos palcos para uma série de 50 shows em Londres, a partir do dia 13 de julho, com ingressos esgotados desde o anúncio da turnê.
No dia 25 de junho, contudo, o cantor faleceu, aos 50 anos, após sofrer uma parada cardíaca em sua casa, em Los Angeles (EUA).
Folha de S. Paulo, El País