Topo

Biografias

Pedro Almodóvar Cineasta, ator e roteirista espanhol

Da Página 3 Pedagogia & Comunicação

05/09/2007 18h15

Ainda na infância Pedro Almodóvar começou a ir ao cinema compulsivamente. Aos 16 anos instalou-se sozinho em Madri, com o objetivo de estudar e fazer cinema. Nessa época de ditadura, a Escola Oficial de Cinema encontrava-se fechada, mas a cidade se encarregou de oferecer cultura e vivência ao jovem.

Almodóvar aceitou diversos trabalhos até conseguir comprar sua primeira câmera de Super 8, graças a um emprego na Companhia Telefônica Nacional da Espanha.

Em 1972 começou a rodar os seus primeiros curtas em Super 8. Paralelamente escrevia para jornais e revistas: novelas, fotonovelas etc. Ao mesmo tempo fazia parte do grupo de teatro Los Goliardos e começou a interpretar pequenos papéis no teatro profissional, onde conheceu Carmen Maura. Por essa época criou um grupo de punk-rock.

Em 1980 lançou seu primeiro longa-metragem comercial: "Pepe, Luci, Bom y Otras Chicas del Montón". Em 1982 rodou "Labirinto de Paixões" e um ano depois, "Maus Hábitos", abordando o tema da religião. Começou então a trabalhar com Chus Lampreave, uma de suas atrizes mais emblemáticas. Em 1984 fez "Que Eu Fiz para Merecer Isto?".

Nos anos 1980 lançou "Matador", "A Lei do Desejo" e "Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos", premiado nacional e internacionalmente e indicado ao Oscar. Em 1989 rodou "Ata-me!" e começou sua parceria com a atriz Victoria Abril.

Nos anos 1990 fez "De Salto Alto", "Kika", "A Flor do Meu Segredo", "Carne Trêmula" e "Tudo sobre Minha Mãe", ganhador do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Em 2002, "Fale com Ela" foi largamente elogiado pela imprensa e ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original. Seus filmes mais recentes são "A Má Educação" (2004) e "Volver" (2006), com Penélope Cruz e Carmen Maura.