Topo

Penélope Cruz Atriz espanhola

28 de abril de 1974, Alcobendas (Espanha)

Da Página 3 Pedagogia & Comunicação

03/02/2009 20h56

Penélope Cruz Sánchez é a única atriz espanhola de cinema que conseguiu trabalhar de forma contínua em Hollywood. Ela também foi a primeira atriz espanhola a ser indicada ao Oscar e ao Globo de Ouro.

Penélope Cruz é filha de Eduardo Cruz, um vendedor de automóveis, e Encarna Sánchez, que trabalhava em um salão de beleza. Tem dois irmãos: a atriz de televisão Mónica Cruz e o cantor Eduardo Cruz.

Penélope estudou no Colégio João 23, cursou nove anos de balé clássico no Conservatório Nacional de Madrid, quatro anos de aperfeiçoamento em dança na Escola Cristina Rota, em Nova York, e três anos de balé espanhol com Ángela Garrido. Ao mesmo tempo, estudou interpretação.

Se primeiro filme foi "El laberinto griego", em 1990, mas sua estréia oficial ocorreu sob a direção de Bigas Lunas em "Jamón, jamón" (1992). Na época, ela trabalhou ao lado dos também estreantes Javier Bardem e Jordi Mollá. No mesmo ano, atuou no filme "Belle Époque", de Fernando Trueba, que ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro em 1993.

Depois desse primeiro sucesso, Penélope Cruz não parou mais de filmar, até que, em 1997, alcançou seu grande sonho: trabalhar em um filme de Pedro Almodóvar: "Carne trémula", protagonizada por Javier Bardem, Liberto Rabal, José Sancho e Ángela Molina.
 

Carreira de sucesso

Depois dessa atuação, foi escolhida como protagonista do filme "La niña de tus ojos", de Fernando Trueba. Com esse trabalho, ganhou o Prêmio Goya de melhor atriz e o Prêmio da Unión de Actores.

A partir de 2000 passou a filmar nos grandes estúdios de Hollywood: ao lado de Matt Damon em "All the pretty horses", com Tom Cruise em "Vanilla Sky" e ao lado de Johnny Depp em "Blow".

Em 2006 voltou a trabalhar com Pedro Almodóvar, desta vez em "Volver". Com esse filme, ganhou o prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes, um segundo prêmio Goya e, em 2007, foi indicada ao Oscar de melhor atriz.

Em 2009, Penélope Cruz voltou a ser indicada ao Globo de Ouro e ao Oscar (prêmio de melhor atriz coadjuvante), desta vez por sua participação no filme "Vicky Cristina Barcelona", de Woody Allen. Sua atuação lhe garantiu também o terceiro Prêmio Goya de sua carreira.
 

Folha de S. Paulo; El País